Bombeiros usam até avião no combate a incêndio em Parque de Chapada
08 de setembro de 2015 1min de leitura
08 de setembro de 2015 1min de leitura
Mato Grosso – O Corpo de Bombeiros trabalha para controlar o fogo que vem se alastrando pelo Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá). A operação em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio, está tendo o uso do avião da corporação e o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
De acordo com o capitão Marco Aurélio Aires da Silva, a operação está acontecendo desde a terça-feira (2) com todo o empenho, pois o local é de difícil acesso por ser constituído por morros e planaltos.
“Esta operação é bastante crítica pelo fato do relevo da região ser constituído de morros e planaltos que dificultam o acesso das equipes, necessitando de apoio dos helicópteros do Ciopaer nas conduções de tropas até locais estratégicos para realização do combate conciliado com os alijamentos (descargas de água) efetuado pela aeronave de combate do Corpo de Bombeiros”, explicou.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.
Por conta do incêndio, o acesso de visitantes ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi proibido neste final de semana. A medida foi tomada para brigadistas agirem com tranquilidade durante a operação de combate ao fogo.
O período de agosto e setembro é crítico e favorável as queimadas. O clima seco, com altas temperaturas é favorável a propagação do fogo.
https://youtu.be/qMkyDcVn62A
https://youtu.be/ZSQL4ZT_2Lw
Fonte: Folha Max.
Enviar comentário