Bombeiros baianos são treinados para trabalhar no mar com apoio de helicóptero
08 de outubro de 2010 2min de leitura
08 de outubro de 2010 2min de leitura
Para ampliar as técnicas de salvamento na água, na segunda-feira (4) e terça (5), 20 bombeiros guarda-vidas foram treinados para operações com helicóptero. As informações foram repassadas por instrutores do Grupamento Marítimo (Gmar) e Grupamento Aéreo (Graer).
Dividido em duas etapas, o curso teve aulas teóricas e práticas. Munidos de nadadeiras, snorkel (respirador com máscara) e rescue tube (tubo de salvamento ajustado na vítima), nesta quarta-feira (6), os guarda-vidas fizeram os últimos ajustes durante testes realizados na Praia de Armação, em Salvador, onde aconteceram as aulas práticas.
Num esquema de revezamento, os 20 bombeiros, entre oficiais e praças, foram lançados e, em seguida, içados do mar com auxílio do sling (corda com alças utilizada para transportar a vítima e o socorrista da água à areia).
Confira algumas fotos do treinamento
A tenente Jamile Lutiane Mattos é a única mulher do grupo. Ela afirmou que durante o curso foram repassadas informações sobre “como entrar ao mar e como se portar dentro da aeronave, para que não sejamos vítimas em potencial, mas sim sermos os socorristas da pessoa necessitada. Me sinto competente e capacitada para, quando necessário, utilizar a aeronave para o resgate de vítimas”.
Além de botes e socorristas em pranchas, em terra, uma equipe médica na ambulância dava o respaldo aos alunos, em caso de imprevisto. Mais de 30 pessoas se envolveram no treinamento, que chamou a atenção de quem passava pelo local. Dois profissionais do Graer e um do Gmar foram os responsáveis pelo repasse dos conteúdos práticos e teóricos.
O instrutor do Graer, capitão Renato Lima, disse que a utilização de aeronave nas ações com o Gmar vai reforçar as atividades de salvamento. “O helicóptero pode potencializar a capacidade de intervenção, no que concerne à retirada de vítimas da água. Por isso fazemos instruções, capacitações, treinamentos que visam eliminar a possibilidade de erros e aumentar a qualificação do pessoal”. Segundo ele, os 20 alunos alcançaram as metas. “Os resultados têm sido os melhores possíveis”.
Assista ao vídeo
Mais proteção para os banhistas
O comandante do Gmar, tenente-coronel Osvaldo Pacheco, destacou que a melhor forma de ampliar a capacidade de atender as vítimas são as ações integradas com o Graer. “O salvamento aquático com apoio aéreo terá melhores condições de dar atendimento ao público no próximo verão, bem como nas grandes competições que virão para a Bahia. É mais proteção para os banhistas”.
A segunda edição do treinamento está prevista para 8 a 10 de novembro. Outros 20 bombeiros devem se tornar aptos para o salvamento com apoio de helicóptero. Pacheco informou que novos equipamentos, como jet ski e barco, também estão sendo adquiridos para reforçar as ações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. “Isso fecha nosso trabalho com vistas ao verão: a proteção na beira do mar e o salvamento aquático”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Bahia
Enviar comentário