Bombeiro Militar de MS retornou do curso de Tripulante Operacional realizado em Brasília
17 de junho de 2017 1min de leitura
17 de junho de 2017 1min de leitura
Mato Grosso do Sul – Após ter concluído o Curso de Tripulante Operacional (CTOp – 2017) realizado pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o Soldado Jeferson Gomes de Oliveira, atualmente lotado no Corpo de Bombeiros Militar de Bataguassu, retornou, nesta segunda-feira (12), de Brasília-DF.
O militar conseguiu concluir todas as etapas do curso e ficou classificado em terceiro lugar, destacando-se como melhor aluno vindo de outro estado. Sua formatura foi em 7 de junho, contando com onze formandos. Foram dois meses de duração, e, dentro deste período, houveram treze desistentes.
O curso teve início no dia 7 de abril, onde todos os candidatos aprovados nos testes físicos e intelectuais foram submetidos a instruções com intensas cargas de atividades, dentre elas alguns dias de sobrevivência com pouca comida e recursos.
A formação dos alunos é composta de diversas disciplinas como sobrevivência, navegação terrestre e treinamento físico militar, no entanto, o destaque fica para as disciplinas específicas de operações aéreas que são em maior quantidade.
Os treinamentos realizados exigem dos alunos muita resistência física e psicológica, neles são testados seus medos e a sua coragem é colocada à prova. Isso é devido à necessidade de um tripulante operacional estar preparado para os mais difíceis resgates, sendo na água, na altura e até mesmo em cavernas.
Também são realizadas provas e simulados de diversos tipos de salvamento, e nas etapas finais do curso os alunos realizam um simulado de evacuação em um prédio incendiado com o uso de uma aeronave.
O soldado Jeferson Gomes de Oliveira foi o único a ter a oportunidade de representar o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul neste curso, já que o Estado foi contemplado com apenas uma vaga.
Foi realizada uma seletiva de caráter eliminatório e classificatório, onde os candidatos realizaram provas rigorosas nas áreas de salvamento aquático, altura e atendimento pré-hospitalar, ficando o militar classificado em primeiro lugar com uma média de 9,2 pontos.
Fonte: CBMMS.
Enviar comentário