O helicóptero Bombeiro 05 do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros que afundou na tarde de sábado (29) foi retirada do mar de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, na altura do posto 3.

A retirada foi concluída na madrugada de domingo (30). Os bombeiros investigam as causas do acidente, bem como o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Boias foram usadas para o resgate da aeronave. Partes das pás do rotor principal e do esqui também foram recuperados. Todo material retirado do mar foi levado de caminhão para o aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste, para ser analisado. A tripulação passa bem.

Um bombeiro que participou do resgate, e que não quis se identificar, disse acreditar que o helicóptero caiu devido a uma pane no motor: — Ele perdeu estabilidade e, ao pousar na água, rodou.

O subcomandante geral dos Bombeiros, coronel Ronaldo de Alcântara, disse que houve uma pane técnica. Segundo ele, o comandante da aeronave, Tenente Coronel Delosso, contou que uma luz no painel acendeu, indicando perda de rotação e, consequentemente, de altitude.

Nesse momento, ele desceu na água, tentando causar o mínimo de impacto possível. O subcomandante descartou a hipótese de uma onda ter atingido a aeronave.

Confira as fotos:

Confira a retirada da aeronave:


Para saber mais leia:

 Bombeiro 05 do Corpo de Bombeiros cai no mar de Copacabana/RJ e tripulantes passam bem – Canfira o Vídeo.


Fonte: Com informações de R7 e O Globo.