O Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo – Btl RpAer, utilizando as aeronaves da Esquadrilha Pégasus, atua em apoio a diversos órgãos governamentais no resgate de vítimas de acidentes e transporte pré-hospitalar, possibilitando um melhor atendimento aos socorridos com maior chance de recuperação pós-trauma, devido à rapidez de transporte do local do acidente até o serviço médico especializado.

Sal-MG 6

No dia 07 de dezembro de 2014, a equipe de serviço na 4ª Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo em Juiz de Fora recebeu um chamado da Coordenação operacional do Corpo de Bombeiros e do SAMU regional (Cisdeste) para ajudar no resgate de um senhor de idade que havia sofrido um acidente (queda) e fraturado o fêmur em uma trilha na Serra da Bocaina, zona rural de Bom Jardim de Minas, no meio da mata, em um local de difícil acesso.

Sal-MG 3

Os socorristas do SAMU, com apoio de moradores locais, já haviam imobilizado e estabilizado a vítima, um senhor de 66 anos que, devido à gravidade dos ferimentos, necessitava passar por intervenção cirúrgica em Juiz de Fora, cerca de 120 km de distância do local do acidente.
A equipe da aeronave Pégasus 08 decolou da 4ª Corpaer e utilizando as coordenadas geográficas do sistema de localização GPS das viaturas do SAMU, conseguiu localizar a equipe, possibilitando o transporte da vítima em segurança até Juiz de Fora, onde foi encaminhada para uma Unidade de Saúde Avançada que aguardava no campo de futebol do Instituto Granbery. A vítima foi atendida no Hospital de Pronto Socorro Municipal.

O transporte realizado através do helicóptero do local do acidente até o local de atendimento médico foi realizado em apenas 25 minutos, três vezes menos tempo do que seria o deslocamento através de ambulância, diminuindo o sofrimento da vítima e os riscos de complicações do trauma.

Mais uma vez, o trabalho de equipe entre a Polícia Militar, o SAMU, Corpo de Bombeiros Militar e a comunidade local possibilitou que uma vida fosse salva com segurança e rapidez.

“Esquadrilha Pégasus – A Ajuda que vem do Céu”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional / Btl RpAer