Santa Catarina – O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou no dia 01/02;  o socorro a uma gestante com quadro de choque por perda de grande volume de sangue, no município de São João Batista. O atendimento foi realizado com a aeronave Arcanjo-01 e suporte do Hemosc, que forneceu bolsa de sangue do tipo O negativo para uma transfusão. O procedimento consiste no uso de bolsas de sangue para transfusão no local da ocorrência.

Gravida-recebe-transfusao-de-sangue-em-helicoptero-696x522

“A transfusão total de sangue no local da ocorrência foi fundamental no atendimento inicial da vítima. Com isso, ela chegou estável ao centro cirúrgico”, afirmou o capitão Bonatelli, comandante de Operações Aéreas do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

A utilização de sangue total no atendimento aeromédico é um projeto inovador no país e consiste no transporte de bolsas de sangue total de tipagem O com baixa titulação de aglutininas nas aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. “O Hemosc inovou ao possibilitar o atendimento com sangue total em casos de urgência e emergência, aumentando significativamente as chances de salvar vidas no atendimento pré-hospitalar”, afirma a diretora-geral do hemocentro, Patrícia Carsten.