Militares do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) ministraram palestras no Evento Nacional de Aviação de Segurança Pública (ENAVSEG) e os tripulantes operacionais do BOA ganharam a prova de salvamento em altura na Competição Nacional de Tripulantes Operacionais de Segurança Pública. O evento foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 27 a 31 de maio.

enavseg6

O Comandante do BOA, Tenente-Coronel Alexandre ministrou duas palestras sobre as operações aéreas em Brumadinho, destacando a segurança de voo e a integração aérea dos órgãos que apoiaram o CBMMG nas operações de busca.

“É de extrema importância compartilhar os detalhes de operações complexas como a de Brumadinho, principalmente voltada para profissionais da aviação, para que os aprendizados sejam disseminados, assim como as dificuldades e como elas foram trabalhadas para que as operações aéreas ocorressem em segurança”, destaca o Comandante do BOA.

Mais duas palestras tiveram a participação de bombeiros do BOA. O piloto, Capitão Kleber, proferiu uma apresentação sobre o uso das aeronaves remotamente pilotadas (RPA), conhecidos como drones, nas ocorrências do CBMMG.

enavseg1

Já o tema da utilização e operação do guincho nas aeronaves foi explanada pelo Capitão Penido, piloto do BOA.

O Encontro foi direcionado para pilotos, tripulantes e mecânicos de aeronave e profissionais de aviação de segurança pública de todo país e contou com representantes de quase todos os Estados. Os temas abordados neste ano foram: operações aéreas policiais, operação aéreas de resgate e aeromédico, manutenção de aeronaves, segurança de voo, aeronaves remotamente pilotadas e gestão e integração.

enavseg2

Competição Nacional de Tripulantes Operacionais de Segurança Pública

Neste ano o ENAVSEG deu início as competições entre tripulantes operacionais e mecânicos de aeronave, como forma de estimular a troca de conhecimento e integrar as equipes de todos os Estados.

O torneiro de tripulantes foi realizado com três provas: aquática, salvamento em altura e tiro tático. O BOA enviou duas duplas de competidores e saiu vitoriosa na competição de salvamento em altura, com os Sargentos Deusdeth e Muniz, que servem na 2a Companhia do BOA, em Varginha.

A prova consistiu na simulação de um rapel em aeronave, o atendimento pré-hospitalar de uma vítima, a imobilização em maca tipo envelope e a ancoragem da maca na aeronave. Os tripulantes vencedores realizaram a prova em 3 minutos e 45 segundos.

O próximo ENAVSEG será realizado ano que vem, em local e data ainda a serem definidos pela organização.