Santa Catarina – O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou na sexta-feira, 26/07, a solenidade de formatura do VII Curso de Tripulante Operacional. O curso tem a finalidade de habilitar o Bombeiro Militar para a atividade de resgate, busca, salvamento, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios com o uso de aeronaves, oferecendo conhecimentos técnicos e especializados para o desempenho nas operações aéreas do CBMSC, em consonância com o regulamento brasileiro de aviação civil nº 90, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A sétima edição foi realizada de 10 de junho a 26 de julho, com carga horária total de 280 horas/aula. Para além do rigoroso processo seletivo, os novos tripulantes operacionais receberam, durante a formação, instruções de diversos profissionais que atuam nas operações aéreas como pilotos, médicos, enfermeiros e tripulantes operacionais, passando, inclusive, por provas de sobrevivência.

Ao final, dos 18 candidatos, nove concluíram o curso, sendo um militar do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e um do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO).

Entrega de certificados

Na oportunidade, também foram entregues certificados de instrutor de voo e comandante de aeronave. Em julho deste ano, o Batalhão de Operações Aéreas habilitou a função de instrutor de voo de helicóptero o major Hugo Manfrin Dallossi, bem como a função de comandante de aeronave tipo helicóptero o 1º tenente Douglas Amaral da Cunha.

A ascensão como comandante de aeronave, além da função de instrutor de voo da unidade aérea pública, representam um momento marcante na vida do oficial piloto, por demonstrar o término de um período de instruções preparatórias, nas quais há a necessidade de cumprimento de avaliações e treinamentos específicos exigidos por meio do regulamento brasileiro de aviação civil, o RBAC 90, da Anac, onde estão preconizados os requisitos para operações especiais de aviação pública. 

Entrega da comenda mérito aviação e atendimento pré-hospitalar

No evento, foi entregue mérito da aviação e da medalha do serviço de atendimento pré-hospitalar. A comenda reconhece publicamente os bombeiros militares, instituições e civis, por contribuírem para o engrandecimento e por prestarem relevantes serviços à causa da aviação do CBMSC. Na oportunidade, ela foi entregue ao coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal e ao major Bruno Azevedo Lisboa.

Já a medalha do serviço do atendimento pré-hospitalar reconhece a atuação de pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na realização de ações de reais benefícios para o desenvolvimento da atividade junto à corporação. Ela foi entregue ao subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Alessandro José Machado.

As fotos do evento podem ser acessadas por meio do link a seguir:
https://drive.google.com/drive/folders/1sSD3uUX5oIyschNml3ecpOXEunGueGpy