Minas Gerais – O Governo de Minas promoveu, em 22/1, o lançamento da pedra fundamental da obra da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas (Ceoa) e do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A nova unidade será uma base integrada de suporte aéreo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para atendimentos de urgência e emergência.

Gil Leonardi / Imprensa MG

A estrutura contará com um hangar, espaço para treinamento e capacitação, alojamentos, área de biossegurança para higienização de equipamentos e aeronaves, e almoxarifados. Orçada em cerca de R$ 4 milhões, a obra será custeada pelos municípios associados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência do Sudeste (Cisdeste) e ao Consórcio da Macro Centro Sul (Cisru). A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em janeiro de 2026, beneficiando diretamente 198 municípios e uma população estimada de 3,2 milhões de mineiros.

“Com investimento em aeronaves, conseguiremos salvar mais vidas e proporcionar á quem precisa um
atendimento mais rápido, reduzindo sequelas. Esse trabalho, vem sendo fortalecido em todas as regiões
do estado”, destacou o governador Romeu Zema.

“Quando eu assumi, menos da metade dos municípios contavam com esse tipo de serviço. Hoje, já temos o Samu operando em 93% das cidades, e até o fim da minha gestão, vamos levar o serviço a todos os municípios de Minas”, disse o governador de Minas Gerais.

Os serviços prestados incluem atendimentos prioritários de transporte aéreo inter-hospitalar e pré-hospitalar, transporte de órgãos e tecidos para transplante e de apoio à Força Estadual de Saúde (FES) em caso de catástrofes no estado.

“Essa ação faz parte do nosso projeto maior para a área da saúde, que é levar atendimento de qualidade
para o interior, mais perto da população. Minas Gerais sempre teve uma concentração muito grande de
atendimentos de alta e altíssima complexidade na capital e em poucas cidades do interior”, lembrou
Romeu Zema.

“Hoje, com os hospitais regionais e diversas outras medidas, estamos ampliando esse atendimento para
milhões de mineiros. A entrega de hoje aqui na Zona da Mata é mais um passo nesse sentido”, acrescentou o governador.

Para o presidente da Cisdeste e prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto, o investimento na obra é um marco importante para a saúde e segurança da região.

“Essa estrutura moderna vai fortalecer os atendimentos de urgência e emergência, garantindo
respostas mais rápidas e eficazes às demandas da população. É uma conquista que reflete o trabalho
conjunto dos municípios e dos consórcios envolvidos”, pontuou o prefeito Pedro Augusto.

SAAV

O Suporte Aéreo Avançado de Vida é um esforço conjunto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e do Samu, coordenado pelos consórcios regionais de saúde. A SES-MG é responsável pela aquisição e manutenção das aeronaves, enquanto o Corpo de Bombeiros fornece pilotos, copilotos e operadores aerotáticos especializados.

Os serviços oferecidos incluem transporte aéreo inter-hospitalar e pré-hospitalar, transporte de órgãos e tecidos para transplante, e apoio à Força Estadual de Saúde (FES) em casos de catástrofes.

Maior Serviço Aeromédico do SUS

Minas Gerais é o maior prestador de serviço aeromédico do SUS no Brasil, com quatro bases operacionais e seis aeronaves em atividade. O novo hangar de Juiz de Fora se juntará às unidades já existentes em Uberaba, Belo Horizonte, Varginha e Montes Claros. A escolha das localizações leva em conta fatores como infraestrutura aeroportuária, densidade populacional, malha rodoviária e disponibilidade de hospitais de referência.

A expansão do SAAV também prevê a criação de uma base em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, ampliando ainda mais a cobertura e a capacidade de resposta a emergências no estado.

O Governo de Minas investiu cerca de R$ 35 milhões somente na aquisição da última aeronave, que fica em Uberaba, no Triângulo.