Distrito Federal – Entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2021, o Batalhão de Aviação Operacional da Polícia Militar realizou o treinamento de padronização operacional de pilotos e tripulantes operacionais que concorrem às escalas de voo nos helicópteros da Corporação. O treinamento é realizado semestralmente com todo efetivo, com práticas de embarque e desembarque no pairado (alto e baixo), rapel, mcguire, salvamento aquático, transporte de equipes táticas, tiro embarcado e outras atividades previstas no Manual de Operações Aéreas da Unidade.

rapel-negativa-2

O treinamento semestral é um complemento aos treinamentos físicos e técnicos diários aos quais são submetidos os membros das tripulações, de forma que os procedimentos operacionais padronizados sejam massificados e, com isso, as possibilidades de erro durante as operações reais sejam minimizadas.

Objetivando ainda a atualização dos conhecimentos e das técnicas empregadas na atividade, as instruções elaboradas pelo BAvOp foram marcadas pela segurança, pela técnica e principalmente pelo profissionalismo dos militares envolvidos .

Dentre as técnicas utilizadas pelo tripulante operacional na realidade de Brasília, foram treinados fraseologia aeronáutica, tiro embarcado, abordagem tática, embarque e desembarque operacional, salvamento aquático (“Mac guire”), rapel etc. Apesar de existirem tantas outras atividades possíveis para o tripulante operacional, como “Fasthope”, “Hello casting”, combate a incêndio e transporte de enfermos, o treinamento focou no cotidiano da atividade que versa principalmente pelo apoio em ocorrências e no radiopatrulhamento aéreo ostensivo.

Aos interessados pela atividade de tripulante operacional, o Comandante do BAvOp recomenda que prezem pelo condicionamento físico e pela busca do conhecimento, pois em breve um futuro curso será oportunizado aos policiais militares do Distrito Federal que anseiam em guardar o DF pelos céus da Capital.

WhatsApp Image 2021-02-11 at 10.09.35