BAvOp apoia BPCães na prisão de assaltantes e resgata policiais
26 de janeiro de 2012 2min de leitura
26 de janeiro de 2012 2min de leitura
Brasília – No dia 13/01, os policiais do BPCães comemoram a captura de dois criminosos que assaltaram um carteiro na quadra 2 de Sobradinho e se homiziaram em um matagal na DF-001, próximo à entrada da Vila Basevi. Todavia é relevante salientar que essa comemoração só foi possível graças à ação imediata do BAvOp, caso contrário, o que seria motivo de festejo se transformaria em uma grande frustração.
Após o acionamento do helicóptero pelas equipes do Águia do 13º BPM, a guarnição do Fênix sobrevoava o matagal do Parque Nacional na tentativa de capturar um dos indivíduos autores do roubo, ao mesmo tempo em que desembarcava alguns policiais do Batalhão de Sobradinho em áreas descampadas para realizarem patrulhas à pé, tal como fez o SGT Edson Damasceno. Foi empenhada cerca de uma hora de busca sem sucesso, quando então chegou a guarnição do BPCães, cujos cachorros possuem aptidão aguçada para o resgate de criminosos em área de difícil acesso.
Quando soltos, os cães embrenharam entre as árvores e cerca de alguns minutos encontraram os suspeitos. Contudo, como o caminho percorrido pelos animais não obedeciam trilhas pré-definidas, os policiais do BPCães que os acompanhavam viram-se, após a prisão dos criminosos, cercados por vales e morros íngremes sem nem mesmo possibilidade de visibilidade quanto às rotas de saída.
Com o passar do tempo a escuridão foi aumentando, juntamente com o desgaste físico e mental dos militares, já que empreenderam uma intensa captura com subidas e corridas aturadas dentro do capão. Assim foi tentado por diversas maneiras realizar o resgate dos policiais, mas a vegetação fechada e a falta de iluminação dificultavam cada vez mais as esperanças de saída, cogitando-se inclusive o pernoite na região.
Então, uma decisão ousada dos militares do BAvOp decidiria de vez o sucesso da missão: o resgate através da técnica do “MacGuire” entre a mata. Após muita tensão e concentração, o que se notava dentro do helicóptero era a concretização de anos de treinamento e aperfeiçoamento de toda a tripulação, revelando mais uma vez, que os policiais do BAvOp ultrapassam elogios de profissionalismo e dedicação à atividade, sendo merecedores do louvor de todos envolvidos na ocorrência.
Compunham a guarnição do helicóptero o CAP Fernando Ramos, 1º TEN Hugo Leornardo, CB M. Aurélio, CB Araújo e SD Frank. Os integrantes do BPcães: Sargento E.Ferreira e Cabos Tranqueira, Rubens, Valfredo e Costa Freitas.
Enviar comentário