BAvOp do Distrito Federal realiza Seminário de Segurança Operacional
04 de agosto de 2016 2min de leitura
04 de agosto de 2016 2min de leitura
O Batalhão de Aviação Operacional – BAvOp – da Polícia Militar do Distrito Federal, promoveu nos dias 27 e 28/07 no Centro de Convenções da Polícia Rodoviária Federal, o I Seminário de Segurança Operacional. Palestraram no evento o Maj Quintino do NOTAer do Espírito Santos, Marcelo Guerrante da ANAC, Maj Brigadeiro Kersul, Maj Márcio Amaral do Seripa VI, Antônio Modesto da Helibras e Eduardo Carneiro da Leonardo.
Além da presença dos policiais do BAvOp, participaram do evento representantes da Força Aérea Brasileira – FAB, da Polícia Civil do Distrito Federal e Tocantins, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Detran/DF, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Assuntos como regulamentação, manutenção, equipamentos de segurança embarcados, prevenção de acidentes aeronáuticos foram temas abordados pelos palestrantes.
O tenente-coronel Valente, comandante do BAvOp, frisou a importância destes eventos que fazem parte do calendário de segurança operacional e assegura: “são 13.500 horas de voo a bordo de nossas aeronaves sem jamais sofrermos um acidente”.
A Polícia Militar do Distrito Federal está colaborando com o treinamento de outras corporações. É o caso do Grupamento Aéreo do Estado do Tocantins, que enviou um de seus integrantes, o capitão Bolentini, para um estágio operacional em Brasília.
O piloto, delegado da Policia Civil de Tocantins, Leonardo Marincek Garrido da Nóbrega, afirma que esse intercâmbio de experiências é importante para a formação e atualização do profissional “o capitão, que hoje é chefe da seção de segurança operacional do BAvOp, está adquirindo ferramentas para quando voltar a Tocantins assumir o comando de aeronave” disse o delegado.
Márcio Resende, comandante de helicóptero e chefe da sessão de instrução de voo da Polícia Civil do Distrito Federal, falou sobre a importância desses seminários “devemos sempre manter e aumentar o nível de alerta e segurança na atividade de voo” e completou “esse tipo de evento agrega novos conhecimentos e é uma oportunidade de trocarmos experiências”. Ele salientou ainda que é também um momento de rever e interagir com colegas e profissionais de outras corporações.
Marcus Marinho, comandante de helicóptero do Detran, falou sobre a relevância dos assuntos abordados, “Esses eventos ajudam na elevação da consciência sobre a segurança na atividade aérea, relembrar conceitos e valores para sempre evitarmos qualquer acidente”.
O Detran do DF tem 10 anos de atividade aérea e nos dois primeiros anos houve um convênio com a PMDF e “nós aprendemos muito com a PM”, disse Marcus.
Fotos do evento:
Enviar comentário