Santa Catarina – No dia 28 de dezembro de 2015 o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) passou a contar com 02 novos Comandantes de Aeronaves, Capitão BM TÚLIO Tartari Zanin e Capitão BM André Luis Hach PRATTS.

Cap BM Pratts 4

Os dois Oficiais ingressaram na aviação em 2009 onde juntamente com o Capitão BM SANDRO Fonseca (que já é Comandante de Aeronave no BOA) foram aprovados em seleção interna do CBMSC e frequentaram o Curso Teórico de Piloto Privado de Avião e Helicóptero promovido pelo Departamento da Força Nacional de Segurança Pública da SENASP.

Em 20 de janeiro de 2010 o CBMSC passou a contar “serviço resgate aeromédico especializado” prestado pelos ARCANJOS, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do CBMSC, e a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do SAMU estadual.

Cap BM Túlio 2

O CBMSC participa com os Pilotos e Tripulantes Operacionais e o SAMU, por sua vez, atua com Médicos e Enfermeiros, tecnicamente treinados para o serviço aeromédico, realizando assim uma parceria que salva vidas, totalizando mais 4.100 ocorrências atendidas.

Os referidos Oficias BM realizaram o curso prático de piloto privado e curso teórico de piloto comercial na Escola de Aviação de Asas Rotativas (EACAR) em Curitiba, sendo posteriormente submetidos ao PROGRAMA DE ASCENSÃO TÉCNICA (PAT) dos Pilotos da Unidade, passando por 5 fases distintas de treinamento (ALFA até ECHO), as quais visam qualificar os Pilotos de Helicóptero a serem Comandantes de Aeronaves de resgate aeromédico especializado, com duração média entre 5 a 6 anos.

IBAMA

Ainda de forma paralela o BOA firmou parceria com o IBAMA, pelo qual disponibiliza seus Copilotos para adquirirem experiência voando nas aeronaves do IBAMA em missões de proteção a fauna e a flora, onde os Pilotos podem vivenciar esta experiência por mais de 100 horas de voo.

Atualmente com mais de 550 horas voadas por cada Oficial e tendo cumprindo integralmente o PAT e o PTO, o Cap BM Túlio e o Cap BM Pratts assumem o Comando das Aeronaves ARCANJOS Helicópteros em Santa Catarina, tendo a responsabilidade de conduzir em segurança estas aeronaves que voam pela vida.

Hoje, o BOA do CBMSC conta com 02 Helicópteros Esquilo e 01 avião em operação (C 210), e em 2016 entrará em operação o avião Arcanjo 04 (C206).

Pilotos BOA_Foto Hangar PF 002

A Unidade Aérea possui 07 Comandantes de Aeronaves e 11 Copilotos. No decurso de sua existência, o BOA formou 04 turmas do Curso de Tripulante Operacional, 01 turma do Curso de Apoio Solo e 01 turma do Curso de Padronização Inicial para Integrantes das Equipes de Saúde do Serviço Aeromédico com Asas Rotativas.

Isto só foi possível pois o BOA zela pela padronização de suas atividades por meio de Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) e pelo apoio técnico a outras Unidades Aéreas do Brasil, compartilhando conhecimentos, propiciando crescimento de forma segura para servir a sociedade.

Todas as ocorrências atendidas pelos ARCANJOS podem ser acompanhadas em tempo real pelos Twitters:

@ARCANJO_01 – Helicóptero sediado na 1ª CBM de Florianópolis;
@ARCANJO_02 – Avião sediado na 1ª Companhia de Florianópolis;
@ARCANJO_03 – Helicóptero sediado na 2ª CBM em Blumenau.

cmtnovos1