Batalhão de Aviação da Brigada Militar realiza treinamento no mar com novo equipamento
03 de janeiro de 2017 2min de leitura
03 de janeiro de 2017 2min de leitura
Rio Grande do Sul – O Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAv) passou a integrar, no dia 26 de dezembro de 2016, a 47ª Operação Golfinho. Militares do BAv e da Companhia Especial de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militares do RS realizaram diversos treinamentos no Centro de Formação Aeropolicial, em Capão da Canoa.
A ênfase da qualificação são as missões desempenhadas pelos policiais militares e bombeiros na Operação Golfinho, como salvamentos aquáticos com apoio de aeronave, resgates, remoções aeromédicas, entre outras.
Os treinamentos começaram no dia 26/12, quando foram realizados exercícios de salvamento aquático com o apoio de um cesto. O equipamento, que é um projeto piloto, foi desenvolvido pela empresa Salem Macas Especiais, que desenvolve equipamentos em parceria com o Corpo de Bombeiros do RS.
De acordo com o especialista em resgate e sobrevivência, Itamar Salem, “o cesto foi desenvolvido para atender uma necessidade de inovação, tendo em vista o equipamento de içamento (guincho) instalado na aeronave”, ressaltou. Ele disse também que não existe equipamento semelhante em operação no Brasil.
O major Danubio Engers Lisboa, que coordenou o treinamento, disse que “o cesto é uma evolução em relação à ferramenta antiga, o puçá (cesto preso à aeronave por um cabo que fica tensionado e onde a vítima é colocada) porque o içamento do cesto até a aeronave proporciona maior segurança no deslocamento até o local seco onde a vítima receberá o atendimento de suporte básico da vida”, explica.
Os testes iniciais com o novo equipamento já apresentaram resultados positivos. Durante a tarde, os salva-vidas testaram as técnicas de resgate aquático com apoio do helicóptero AW119Ke – Koala na lagoa dos Quadros, em Capão da Canoa. Os exercícios prosseguiram até o dia 28/12, quando os militares aperfeiçoaram os métodos no mar e outras modalidades de resgate.
A aeronave Koala (AW119Kx), que pela primeira vez atua diretamente na Operação Golfinho, se mostrou extremamente eficiente para os mais diversos tipos de operação. Seja por meio do Hoist (Guincho de Carga) ou do Cargo Hook (Gancho de Carga), a aeronave dispõe de espaço de cabine, potencia e estabilidade necessárias para operações seguras, nas suas mais variadas formas. Foram feitos treinamentos com o Cesto de Salvamento, como Puçá e, também com o Sling.
Para combate a incêndio, o Guapo é equipado, também, com “Bumbi Bucket” que tem capacidade máxima de 900 litros e, para operações noturnas, possui Farol de Busca Spectrolab, modelo SX16.
A Operação Golfinho 2016/2017 se estenderá até o final de semana seguinte ao carnaval.
Comunicação Social BM.
Fotos: soldado Raudrey Petry.
Enviar comentário