Base do Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco está mais próxima de Serra Talhada
05 de novembro de 2016 3min de leitura
05 de novembro de 2016 3min de leitura
Pernambuco – A instalação de uma base do Grupamento Tático Aéreo (GTA) em Serra Talhada pode ser algo real, principalmente nas operações de combate a grupos organizados que estão explodindo diversos bancos e carros-fortes na região e assaltando caminhões nas estradas.
O município, geograficamente possui uma localização estratégica ao acesso as rodovias e estradas, no cruzamento com a Paraíba, Bahia e Ceará.
O Comandante, Major Gustavo Santa Cruz, que esteve nos últimos dias realizando vôos na região, para levar a Palácio do Campo das Princesas a real situação local, explicou em entrevista ao programa Sertão Notícias que não é uma coisa fácil a instalação, pois demanda uma estrutura muito grande, como alojamento, abastecimento, uma garagem da aeronave, o heliporto que tem que ter as dimensões adequadas.
“É uma decisão estratégica que está sendo tomada pelo Secretário Ângelo Fernando e pelo chefe do Grupamento Tático Aéreo (GTA). A decisão realmente está entre Serra Talhada e Petrolina”, adiantou, descartando portanto a possibilidade de Salgueiro, antes cotada para receber o equipamento.
O Major ainda destacou que ações com helicóptero são fundamentais para o Sertão. “É uma ferramenta fantástica, e se for utilizada como está sendo, na captura, no monitoramento das rodovias, no patrulhamento das áreas perigosas, é quase que impossível se a gente localizar o carro de algum fugitivo escapar”.
DEPUTADO SOLICITA INSTALAÇÃO DE UMA BASE DO GTA EM SERRA TALHADA
O deputado estadual Rogério Leão (PR), na Reunião Plenária da ALEPE do dia 01/10, solicitou a instalação de um Grupamento Tático Aéreo (GTA) em Serra Talhada ao Governo do Estado. A aeronave teria autonomia de voou para qualquer uma das cidades do Estado de Pernambuco.
De acordo com Rogério Leão, existe o interesse do Grupamento Tático Aéreo em disponibilizar uma aeronave com a equipe de policiais operadores. A aeronave ajudaria, nas operações de combate a grupos organizados que estão explodindo diversos bancos e carros-fortes na região e assaltando caminhões nas estradas.
Com a posição geográfica do município de Serra Talhada, todo o Sertão seria melhor atendido pela Polícia Militar em ações de combate à criminalidade. “A aeronave seria utilizada para pronta resposta em atendimento a ocorrências policiais, como busca à assaltantes de bancos e de cargas; bem como nos serviços dos bombeiros no combate a incêndios e em resgates e ainda no atendimento aeromédico com o SAMU, que prestará serviço de socorro de urgência”, ressaltou o deputado Rogério Leão.
Acrescentou ainda que o município possui localização estratégica, situado no cruzamento de acesso às estradas para os Estados da Paraíba, Bahia e Ceará. O município é ainda o maior dentre uma região composta por 17 cidades, com população de mais de 80 mil habitantes.
DISTÂNCIAS: Segundo o legislador Rogério Leão, a estimativa de tempo e as distancias percorridas de helicópteros entre Serra Talhada, às maiores cidades e os extremos na região do Sertão são:
Serra Talhada – Afogados da Ingazeira 77 km em 25 min
Serra Talhada – Arcoverde 85 km em 28 min
Serra Talhada – Petrolândia 117 km em 39 min
Serra Talhada – Salgueiro 88 km em 29 min
Serra Talhada – Recife em 01 h 50 min
INSTALAÇÃO: Para instalação do Grupamento Tático Aéreo há a necessidade de uma base estruturada, com área coberta para guardar a aeronave protegendo-a do sol e da chuva, alojamento climatizado com banheiros para equipe de 10 homens e heliponto com iluminação.
Fonte: Assembleia Legislativa de Pernambuco e Blog do Nill Junior.
Enviar comentário