Base do Águia de Rio Preto pretende implantar o “Voo Sustentável”
17 de novembro de 2015 2min de leitura
17 de novembro de 2015 2min de leitura
São Paulo – O novo comandante da Base de Radiopatrulha Aérea de Rio Preto, capitão André Luiz Paes, quer trazer para a cidade a ideia do “Voo Sustentável”, que é buscar alternativas para não somente colaborar para acabar com a criminalidade e proteger o cidadão, mas também a preservação do meio ambiente. Ele assumiu o comando da base rio-pretense há três meses e desde então vem montando um “Planejamento Estratégico Sustentável” de três anos, entre 2015 e 2018, podendo dar continuidade ao trabalho.
“O nosso objetivo é combater o crime, dar apoio ao patrulhamento da rua, salvar as pessoas em perigo. Mas podemos fazer mais para somar com a sociedade e pensarmos em mundo melhor no futuro”, diz.
De acordo com ele, a ideia é “voar sendo sustentável”. “Quando o helicóptero águia faz um voo, a queima do combustível é muito forte e isso causa danos ao meio ambiente. Por isso, em 2011, começamos o projeto em São Paulo da sustentabilidade estou trazendo para a cidade. O que seria isso? Cada policial traz latas, plásticos e outros produtos recicláveis, que separamos aqui e já encaminhamos para uma cooperativa que trabalha com a reciclagem”, diz.
Segundo ele, com isso a polícia contribui para que esses materiais não sejam jogados no meio ambiente ou até mesmo em aterros, que não estão conseguindo mais controlar a quantidade de lixo da cidade.
“Além disso, estamos fazendo o trabalho da visita na base. São escolas que vêm conhecer o nosso trabalho e pedimos para cada aluno trazer uma latinha, que é colocada junto com o lixo que produzimos aqui (na base) e nas casas dos policiais”, afirma. Ele até “brinca” que a princípio o projeto pode ser uma bobeira, porém fará uma grande diferença no futuro, principalmente para os filhos e netos. “Temos que pensar como vai estar o nosso planeta daqui um tempo. Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos alguma coisa produtiva mais para frente”.
Segundo ele, o trabalho sustentável pode até ajudar nos problemas das enchentes na cidade. “Vi no jornal de vocês (no DHoje) o número de estragos que foram causados pelas águas e sabemos que essa situação também está ligada com os lixos jogados nas ruas. Por isso, será uma boa alternativa”. Paes diz que na semana passada o comandante geral da PM, Ricardo Gambaroni, esteve na base e disse a seguinte frase: “Estamos passando por um momento difícil no País. Por isso, nos momentos de crise, tire o ‘s’ e crie”.“Achei essa fala muito importante e acredito que é preciso buscar alternativas para a melhora no geral”, fala Paes.
Na semana passada, policiais do Águia levaram mais de 40 quilos de produtos recicláveis para a cooperativa e o planejamento é que de duas em duas semanas isso se repita. No total, desde setembro, já são 90 quilos. Recentemente os policias também plantaram 17 árvores em volta da base do helicóptero Águia.
Fonte: Jornal DHoje Interior, por Franklin Catan.
Enviar comentário