São Paulo – Na manhã do dia 26 de outubro, três dias após a centenária data comemorativa do Dia do Aviador, a Base de Radiopatrulha Aérea de Praia Grande abriu as portas do seu hangar para o 3º Encontro de Segurança de Voo, evento que faz parte do calendário de comemorações dos 11 anos da base.

Mais de 70 pessoas entre pilotos, tripulantes e mecânicos de todas as bases do GRPAe, além de membros do Aeroclube de Itanhaém, estudantes da região dos cursos técnicos de comissária de voo, mecânicos de aeronaves e cursos de piloto privado e comercial puderam assistir às palestras e voar nos simuladores da Escola de Aviação Congonhas – Santos (EACON).

Base de Radiopatrulha Aérea de Praia Grande realiza 3º Encontro de Segurança de Voo

O evento iniciou-se com a abertura oficial presidida pelo Chefe do 1º Departamento de Aviação do GRPAe, Maj PM Rocha e foi desenvolvido em 3 ambientes distintos com palestras específicas voltadas para pilotos e comissárias, tripulantes operacionais e outra para mecânicos e abastecedores.

Com a presença da psicóloga e palestrante internacional Profª Ana Maria Vieira, do consultor sênior da BR Aviation, o Sr. Luiz Henrique Perez de Almeida e do engenheiro e representante da UTC Aerospace Systems, o Sr Rodrigo Fialho Gomes, o encontro foi encerrado com as palavras de agradecimento do Comandante da Base, Maj PM Adriani.

A atividade de prevenção de acidentes aeronáuticos no GRPAe teve início com sua criação em agosto de 1984. Durante estes 32 anos de existência, o GRPAe, vem aprimorando suas ferramentas de prevenção, qualificando cada dia mais Policiais Militares para atuar nesta área, tanto na FAB, como na ANAC e em outras Instituições de ensino na área de aviação.

Base de Radiopatrulha Aérea de Praia Grande realiza 3º Encontro de Segurança de Voo

Atualmente a Divisão de Segurança de Aviação é o setor responsável por todas as ações no campo da prevenção de acidentes aeronáuticos no âmbito interno da Unidade, sendo ainda a representante junto aos Órgaos ligados à Segurança Operacional, tais como SERIPA e ANAC.

A partir do ano de 2008, com o crescimento do GRPAe e a criação de dez BRPAes, a atividade de prevenção passou a contar com “ELOS” de Segurança, permitindo a otimização da atividade de prevenção em todas as bases operacionais.

Na história da Unidade foram registrados 5 acidentes aeronáuticos em 118.000 horas de voo, resultando num índice de 4.2 acidentes a cada 100.000 horas voadas.

Dentro dessa filosofia da prevenção a Base da Praia Grande realizou seu primeiro Encontro de Segurança de Voo no ano de 2008, repetindo o evento 4 anos após em 2012 e nessa data renovou sua Doutrina de Segurança de Voo através de mais um evento.

O encontro contou com o apoio da EACON Santos, do Banco Santander e da Associação Policial de Assistência à Saúde da Baixada Santista (APAS).

Base de Radiopatrulha Aérea de Praia Grande realiza 3º Encontro de Segurança de Voo

 

Fotos: BRPAe Praia Grande.