Base de Radiopatrulha Aérea de Praia Grande realiza 3º Encontro de Segurança de Voo
31 de outubro de 2016 2min de leitura
31 de outubro de 2016 2min de leitura
São Paulo – Na manhã do dia 26 de outubro, três dias após a centenária data comemorativa do Dia do Aviador, a Base de Radiopatrulha Aérea de Praia Grande abriu as portas do seu hangar para o 3º Encontro de Segurança de Voo, evento que faz parte do calendário de comemorações dos 11 anos da base.
Mais de 70 pessoas entre pilotos, tripulantes e mecânicos de todas as bases do GRPAe, além de membros do Aeroclube de Itanhaém, estudantes da região dos cursos técnicos de comissária de voo, mecânicos de aeronaves e cursos de piloto privado e comercial puderam assistir às palestras e voar nos simuladores da Escola de Aviação Congonhas – Santos (EACON).
O evento iniciou-se com a abertura oficial presidida pelo Chefe do 1º Departamento de Aviação do GRPAe, Maj PM Rocha e foi desenvolvido em 3 ambientes distintos com palestras específicas voltadas para pilotos e comissárias, tripulantes operacionais e outra para mecânicos e abastecedores.
Com a presença da psicóloga e palestrante internacional Profª Ana Maria Vieira, do consultor sênior da BR Aviation, o Sr. Luiz Henrique Perez de Almeida e do engenheiro e representante da UTC Aerospace Systems, o Sr Rodrigo Fialho Gomes, o encontro foi encerrado com as palavras de agradecimento do Comandante da Base, Maj PM Adriani.
A atividade de prevenção de acidentes aeronáuticos no GRPAe teve início com sua criação em agosto de 1984. Durante estes 32 anos de existência, o GRPAe, vem aprimorando suas ferramentas de prevenção, qualificando cada dia mais Policiais Militares para atuar nesta área, tanto na FAB, como na ANAC e em outras Instituições de ensino na área de aviação.
Atualmente a Divisão de Segurança de Aviação é o setor responsável por todas as ações no campo da prevenção de acidentes aeronáuticos no âmbito interno da Unidade, sendo ainda a representante junto aos Órgaos ligados à Segurança Operacional, tais como SERIPA e ANAC.
A partir do ano de 2008, com o crescimento do GRPAe e a criação de dez BRPAes, a atividade de prevenção passou a contar com “ELOS” de Segurança, permitindo a otimização da atividade de prevenção em todas as bases operacionais.
Na história da Unidade foram registrados 5 acidentes aeronáuticos em 118.000 horas de voo, resultando num índice de 4.2 acidentes a cada 100.000 horas voadas.
Dentro dessa filosofia da prevenção a Base da Praia Grande realizou seu primeiro Encontro de Segurança de Voo no ano de 2008, repetindo o evento 4 anos após em 2012 e nessa data renovou sua Doutrina de Segurança de Voo através de mais um evento.
O encontro contou com o apoio da EACON Santos, do Banco Santander e da Associação Policial de Assistência à Saúde da Baixada Santista (APAS).
Fotos: BRPAe Praia Grande.
Enviar comentário