O “QAP – Quartel Aberto ao Público” foi a forma que a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da Base de Radiopatrulha Aérea de Campinas e do apoio das unidades sediadas no município, encontrou para recepcionar crianças, adolescentes e idosos em suas instalações, promovendo a aproximação da instituição e da comunidade.

O evento se traduz num “encontro de gerações”, permitindo o congraçamento das diversas faixas etárias e envolve entidades educacionais e de assistência social pré-selecionada.

Ao atendê-las, em especial as carentes e as portadoras de necessidades especiais, o QAP tem por objetivo o resgate da cidadania, a inclusão social e a possibilidade de estreitamento dos laços entre os participantes e os apoiadores.

Iniciado no ano 2000, o projeto QAP tornou-se uma realidade graças à participação voluntariosa dos setores públicos e privados, que, desde o primeiro evento, não medem esforços para que os visitantes tenham um dia muito especial, inserindo-os em um contexto social ainda não experimentado, porém necessário.

Serão desenvolvidas atividades lúdicas dirigidas, oficinas de artes, corte de cabelo, passeios em viaturas policiais, passeio a cavalo, apresentação da Banda e Canil da PM, shows e apresentações musicais, espetáculos circenses, distribuição de brinquedos e lanches aos participantes. Todas as atividades serão supervisionadas por profissionais (voluntários) capacitados.

Além de desenvolver e exercitar o senso de relacionamento, auto-estima e cidadania, o QAP estimula a iniciativa do trabalho voluntário e responsabilidade social entre os envolvidos, bem como permite a aproximação da sociedade civil com a Polícia Militar. Neste ano o evento deve alcançar maior realce, pois o SESI, que já o apoiava, agora o insere no contexto do SESI-CIDADANIA.

Serviço:
Evento: 13º Edição Q.A.P – Quartel Aberto ao Público.
Local: Base de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Rua Engenheiro Vital Vetorazzo, s/nº, Jd do Lago, Campinas, SP, CEP 13050-017
FONE:  (19) 3229-9411
DATA: 5 de outubro de 2012.
HORÁRIO: 9h horas.
PARTICIPANTES: 600 Crianças e adolescentes, além de 100 idosos, de entidades convidadas.


Confira como foi o 12o QAP