BAPM de Santa Catarina forma treze Tripulantes Operacionais Multimissão após 4 meses de curso
21 de julho de 2017 2min de leitura
21 de julho de 2017 2min de leitura
Santa Catarina – Na tarde de quarta-feira (19) aconteceu em Joinville a formatura do 7º Curso de Tripulante Operacional Multimissão – TOMM realizado pelo Batalhão de Aviação da Polícia Militar, ocasião em que 13 policiais militares receberam o brevê do curso.
Os novos tripulantes operacionais foram selecionados dentre 55 policiais militares. A seleção dos candidatos foi rigorosa e começou em dezembro de 2016. Todos os que se inscreveram passaram por provas de aptidão física, habilidade específica, exame psicológico e exame de avaliação intelectual. Este foi o sétimo curso de formação de tripulantes operacionais multimissão, o qual teve início no mês de março de 2017.
Os novos tripulantes começam a trabalhar nas bases de Lages e Joinville nos próximos dias. Sete irão atuar no helicóptero Águia 4 da 5ª Cia do BAPM, com sede em Lages e cinco no helicóptero Águia 1 da 2ª Cia do BAPM, com sede em Joinville. Outro policial que fez o treinamento pertence à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e retorna para o seu Estado.
O grupo passou por quatro meses de treinamento teórico e prático para desenvolverem a atividade policial aérea com aptidão física, mental e intelectual. O treinamento abordou áreas de meteorologia, navegação, prevenção de combate a incêndio, segurança em voo, resgate veicular, salvamento em altura, táticas policiais, tiro embarcado, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e sobrevivência.
A partir de agora os novos tripulantes deverão realizar horas de voo, sendo supervisionados pelos tripulantes mais antigos antes de atuarem lado a lado dos colegas do mesmo curso.
Além dos atos da formatura, foi realizada a entrega do capacete de voo e do certificado de comandante de aeronave de asas rotativas da PMSC ao Capitão PM Marcelo Screpanti Borges Monteiro, o qual foi aprovado em todas as etapas necessárias para a ascensão técnica do piloto policial militar catarinense.
Também foi realizada a justa homenagem a todos aqueles que auxiliaram para a formação dos novos tripulantes operacionais, tanto os instrutores como as instituições e as personalidades que contribuíram de alguma forma par ao sucesso do curso.
Número das operações em Joinville
Durante o primeiro semestre deste ano, o helicóptero Águia 1 atuou em diversas ocorrências policiais como, buscas aquática e terrestre, resgates, atendimentos pré-hospitalar e apoio a outros órgãos.
No total foram 249 horas de voo, 64 criminosos capturados, 42 veículos recuperados, 115 pessoas socorridas e dez armas apreendidas. Atualmente, a 2ª Cia do BAPM é composto por 20 policiais militares, sendo oito pilotos, nove tripulantes multimissão e três auxiliares administrativos.
Divulgação BAPM.
Enviar comentário