Entrou em operação na última segunda-feira (07Fev2011) no Batalhão de Aviação da PMSC o helicóptero Agusta Westland AW119MK2 KOALA, também conhecido como AW119Ke (Koala enhanced).

A aeronave, conforme descrição da fabricante, é um helicóptero multiuso de alta performance, guarnecido com um motor turboeixo Pratt & Whitney PT6B-37A, rotor principal articulado de 4 pás e trem de pouso fixo. No pacote adquirido pela Polícia Militar de Santa Catarina, em parceria com a SENASP ainda estão incluídos Kit de duas macas homologadas, farol de busca spectrolab SX16, gancho de carga externa de 1400kg e guincho elétrico de 204kg. Ainda está previsto para o próximo semestre a instalação de um equipamento de termovisão, que agregará ainda mais tecnologia a aeronave.

O Águia 02, o Koala da Polícia Militar de Santa Catarina. Foto: BAPM/SC, especial para o site Piloto Policial.

A tecnologia integrada aos instrumentos e aos controles de voo também apresentam um diferencial da nova aeronave. Além do sistema eletrônico de controle do motor e do sistema integrado de monitoramento dos parâmetros o AW119Ke possui um sistema de estabilização de vôo e freios magnéticos que permite o vôo hands off, reduzindo a carga de trabalho do piloto até o local da ocorrência e no retorno. Equipa também esta aeronave o AWG (aural warning generator) que indica, de forma audível ao piloto, a pane em que pode vir a se encontrar e o sistema comprometido.

O AW119MK2 Koala possui um motor turboeixo Pratt & Whitney PT6B-37A. Foto: BAPM/SC, especial para o site Piloto Policial.

Batizado como Águia 02, o Koala da PMSC tem instalado um GARMIN GNS530 integrado com TAWS (Terrain Awareness and Warning System, Sistema de Percepção e Aviso de Terreno) e o Skywatch TAS (Traffic Advisory System, Sistema de Aviso de Tráfego).

Já no primeiro dia de operação o Águia 02 foi acionado para uma fuga em massa na penitenciária de Florianópolis, onde 79 presos emprenderam fuga em direção a uma comunidade vizinha, conhecida como Morro do Horácio e o helicóptero foi fundamental na recaptura de vários desses fugitivos.

Águia 02 foi acionado para uma fuga em massa na penitenciária de Florianópolis. Foto: Diário Catarinense/ClicRBS

Acumulando pouco mais que 15 horas de vôo em operação, o Águia 02 já mostrou um diferencial por sua velocidade no atendimento das ocorrências emergenciais de aproximadamente 140 kt e grande disponibilidade de potência de 1002 shp. Entre as ocorrências atendidas, além da recaptura dos presos no primeiro dia de operação, destaca-se o resgate de uma garota de 14 anos que foi atropelada na SC-403 e que graças ao pronto e rápido atendimento já está se recuperando e passa bem.

Confira as fotos da nova aeronave do BAPM/SC:

SUCESSO AO BAPM/SC !!!


Fonte e Fotos: BAPM/SC, especial para o site Piloto Policial.