Aviônicos e sistemas em “Estado de Arte”
13 de dezembro de 2009 4min de leitura
ALEX MENA BARRETO
No artigo publicado no site: Tempo de Padronizar os Helicópteros Policiais foram elencados diversos aviônicos e equipamentos que trariam vantagens e segurança para a atividade de aviação policial.
Seguindo essa linha de raciocínio, diversas unidades de aviação policial no mundo caminham para terem em suas aeronaves o que há de melhor em aviônicos, sistemas e equipamentos como forma de otimizar sua atividade.
Além dos sempre citados helicópteros policiais ingleses, tidos como referência nessa área, veja a seguir as unidades que recentemente estão ingressando na modernidade da aviação policial e de resgate aeromédico.
1. Lake County Sheriff’s Aviation Unit
Em Agosto de 2009, a Aero Dynamix, Inc. completou a instalação do sistema de NVG[1]/NVIS[2] na nova aeronave da unidade.
A compatibilidade da cabine ao sistema NVG/NVIS incluiu modificações na iluminação da instrumentação do painel e displays digitais, iluminação interna da cabine e iluminação externa da aeronave.
A unidade opera aeronaves OH-58 (surplus aircraft) e um novo EC-120. As aeronaves são equipadas com NVG, FLIR[3], farol de busca (SX-5 Night Sun) e moving maps.
Fonte: Vertical e site do Lake County Sheriff’s
2. Unidade de Aviação da polícia da Eslovênia
A EADS irá equipar as aeronaves da polícia eslovena com o sistema de alerta de colisão HELLAS (Helicopter Laser Radar) [4], que permite conduzir missões com a aeronave em condições de visibilidade extremamente degradadas.
Sua tecnologia à laser permite que obstáculos sejam detectados onde dificilmente seriam vistos pelos pilotos durante o vôo. O sistema também consegue identificar obstáculos extremamente finos, como fios de alta tensão, a distâncias acima de mil metros. Se identificados pelo sistema como potenciais obstáculos são mostrados em vermelho no display da cabine, permitindo, dessa forma, que o piloto proceda a devida manobra de não-colisão.
O sistema será integrado na aeronave Bell 412 da unidade e já é operado pelas aeronaves de resgate aeromédico e da policia federal da Alemanha.
Fonte: EADS
3. Dale County Sheriff’s Office
Em Outubro de 2009, a Aspen Avionics, Inc realizou a entrega da aeronave OH-58 (surplus aircraft) ao Dale County Sheriff’s Office, do Alabama, onde foram instalados os sistemas EFD1000H Pro Primary Flight Display (PFD)[5] e um EFD1000H Multi-Function Display (MFD)[6].
Repare na foto do cockpit a existência de rádio digital para comunicação policial, moving map com tela de navegação para o piloto e copiloto, teclado e trackpad para o sistema de moving map para o copiloto e provavelmente sistema de recuperação do log do vôo através de pendrive e/ou cartão de memória, além, é claro, dos novos MFD instalados.
A unidade aérea ainda opera FLIR e farol de busca na sua aeronave.
Fonte: Aspen avionics. Veja aqui mais fotos do painel e da aeronave.
4. HealthNet Aeromedical Service
HealthNet Aeromedical é um dos poucos operadores de serviço hospitalar aeromédico americano com abrangência estadual. Opera no Estado de West Virginia e parte do Kentucky, Ohio, Virginia, Maryland, Pennsylvania, North Carolina e Tennessee.
Recentemente, anunciou a encomenda de sua terceira aeronave EC135 e o primeiro EC145. Ambas serão entregues em março de 2010.
As novas aeronaves da HealthNet já incorporarão diversos itens de tecnologia embarcada, como NVG para pilotos e tripulação e HTAWS (helicopter terrain awareness warning system) [7].
Vale lembrar que devido ao grande número de acidentes CFIT[8] envolvendo aeronaves nos EUA, a FAA[9] tornou mandatório a instalação de sistemas EGPWS (enhanced ground proximity warning systems)[10] ou TAWS (terrain awareness warning systems)[11] em aviões americanos (motores a reação – turbina) com seis ou mais lugares, e existe uma corrente muito forte para que essa exigência seja estendida aos helicópteros que operam resgate aeromédico (HEMS)[12].
Fonte : American Eurocopter
Leia mais sobre EGPWS, TAWS e HTAWS em matéria do Rotor & Wing :
– link traduzido pelo Google para português
Notas :
[1] NVG (Night Vision Googles) – Óculos de visão noturna.
[2] NVIS (Night Vision Imaging Systems) – Sistema de visão noturna (envolve toda a compatibilização da aeronave).
[3] FLIR (Forward Looking Infra-Red) – Sensor de visão frontal infravermelha.
[4] HELLAS (Helicopter Laser Radar)
[5] PFD (Primary flight display) – Instrumento como o MFD, que utiliza tela de LCD ou CRT, para mostrar informações primárias de vôo.
[6] MFD (Multi-function display) – Tela LCD ou CRT ladeada com diversos botões usada para mostrar informações aopilloto em diversas maneiras configuráveis.
[7] HTAWS (Helicopter Terrain Awareness Warning System) – sistema para helicópteros de alerta situacional com o terreno.
[8] CFIT (Controlled flight into terrain) – Tipo de acidente aeronáutico que envolve a colisão inadivertida da mesma, sob controle do piloto, contra um obstáculo, terreno ou água.
[9] FAA (Federal Aviation Administration) – Órgão de regulamentação aeronáutica américo. Equilave a Agência Nacional de Aviação Civil no Brasil.
[10] EGPWS (enhanced ground proximity warning systems) – sistemas avançado de alerta de proximidade com o solo.
[11] TAWS (Terrain Awareness Warning System) – sistema de alerta situacional com o terreno.
[12] HEMS (Helicopter Emergency Medical Service) – Serviço de emergência médica com helicóptero.
Enviar comentário