Avião Canadair CL-415 de combate a incêndio cai em Portugal durante combate às chamas
09 de agosto de 2020 1min de leitura
09 de agosto de 2020 1min de leitura
Portugal – Um avião Canadair CL-415 caiu durante o combate às chamas no Parque Nacional da Peneda-Gerês, na zona de Lindoso, Ponte da Barca, em Portugal. Na aeronave portuguesa, seguiam dois pilotos, um português e um espanhol. O piloto português não resistiu aos ferimentos e faleceu.
A Proteção Civil confirmou que um piloto, de nacionalidade portuguesa, de 65 anos, morreu no local, apesar das tentativas realizadas pelos elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), enquanto o segundo piloto, de nacionalidade espanhola e de 39 anos, foi assistido no local e transportado em “estado grave” para o Hospital de Viana do Castelo.
A aeronave, do Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco, participava nas operações de combate a um incêndio que lavra no Parque Nacional da Peneda Gerês, freguesia e concelho do Lindoso, distrito de Viana do Castelo. O acidente ocorreu em território espanhol, a cerca de um a dois quilómetros da fronteira portuguesa”, salientou a Proteção Civil em comunicado.
O aparelho caiu numa zona montanhosa, de acesso muito difícil como testemunhou a equipa de reportagem da TVI no local.
O ministro da Administração Interna apresentou condolências à família do piloto Jorge Jardim, que morreu neste acidente. O Presidente da República informou que já falou com familiares dos dois pilotos.
De acordo com a página de internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, mais de 100 operacionais, apoiados por 28 veículos e 10 meios aéreos portugueses e espanhóis combatiam o incêndio que lavra no Parque Nacional da Peneda-Gerês desde as cedo.
Hay dos incendios, el #IFManínLobios a donde nos dirigíamos #Brif Laza y otro incendio provocado por accidente de un hidroavión que imaginamos estaría trabajando en ese incendio…El foca parece ser que es de Portugal. Nosotros bajamos donde este último. pic.twitter.com/uUgTb9GS6X
— Diario de un Bombero (@BrifLaza) August 8, 2020
Enviar comentário