Aviação na Polícia Federal – Propostas para recrutamento e capacitação dos servidores
30 de julho de 2011 1min de leitura
30 de julho de 2011 1min de leitura
ANTONIO JOSÉ LEMOS CANELHAS
Trabalho de Conclusão do Curso Especial de Polícia apresentado à Academia Nacional de Polícia e ao Senac Rio, como requisito para a conclusão do XVI Curso Especial de Polícia.
RESUMO
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de fornecer subsídios para a padronização de recrutamento e seleção de servidor do Departamento de Polícia Federal para posteriormente capacitá-lo à desenvolver suas atividades como Piloto Policial nos Helicópteros do Departamento de Polícia Federal.
Para tanto, como metodologia de pesquisa, foram realizadas pesquisas documentais e análises comparativas entre corporações que empregam helicópteros em operações policiais tanto no âmbito estadual como a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, quanto no âmbito nacional como o Departamento de Polícia Federal e o Departamento de Polícia Rodoviária Federal.
Por meio de um breve levantamento histórico destas corporações e suas principais missões, da identificação da estrutura e programas de recrutamento e seleção de pilotos de helicópteros, percebeu-se como resultado que o recrutamento e a seleção são atos indispensáveis para as Organizações Aéreas Policiais continuarem a desenvolver suas atividades com segurança e eficiência.
Baseado nestes estudos, o trabalho propõe uma implantação de regras para o recrutamento e seleção dos servidores do Departamento de Polícia Federal que desejam desenvolver as suas atividades como piloto de helicóptero. Para tal sugere um modelo que promova a motivação profissional, contemple os servidores de boa conduta e ao mesmo tempo ofereça isonomia de oportunidades aos servidores que podem e desejam ingressar na aviação policial.
Palavras-Chave: Recrutamento e seleção; Aviação Policial; Piloto de Helicóptero.
Enviar comentário