Aviação Militar Paulista comemora hoje 100 anos – A medalha do centenário
17 de dezembro de 2013 2min de leitura
17 de dezembro de 2013 2min de leitura
O Centenário da Aviação Militar Paulista será comemorado hoje, 17 dezembro de 2013. O evento foi organizado pelo Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo e estarão presentes diversas autoridades e convidados especiais.
Além da solenidade serão entregues as medalhas comemorativas do centenário para 40 agraciados. Para o evento também foram criados um brasão e distintivos comemorativos que serão usados pelo atual efetivo do Grupamento Aéreo. Após a solenidade acontecerá um jantar comemorativo.
A Aviação Militar Paulista começou no dia 17 de dezembro de 1913, quando a Polícia Militar ainda era Força Pública de São Paulo.
O Brevê Centenário usado por João Negrão
Na época, a aviação era utilizada para combate, mas hoje sua função está mais voltada para as missões de salvamento, resgate aeromédico e apoio a ocorrências policiais.
“A missão dos primeiros pilotos era de combate, agora eles salvam vidas e combatem o crime. O fator mais importante que não mudou é o espírito guerreiro dos pilotos, tanto os atuais quanto os do início. Eles enfrentam qualquer desafio em prol do povo”, disse o tenente coronel Galdino Vieira, responsável pela organização do centenário.
Hoje, o Grupamento com quase 30 anos de existência, já soma mais 100 mil horas de voo. Foram mais de 9 mil ocorrência aeromédicas e quase 15 mil chamados para apoio policial. “Nosso lema é voar para servir, e voar com segurança”, resume o Coronel Gambaroni, que comanda o Grupamento.
O Centenário da Aviação da PMESP está sendo comemorado com a criação de uma medalha marcando o evento. Para isso, foi assinado o decreto pelo Governador do Estado. Conheça a medalha do Centenário da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo:
A Medalha do Centenário
As partes constitutivas da medalha abrangem todas as épocas da viação, abrangendo suas diversas fases. No anverso temos uma estrela de 32 pontas com o Campo do Guapira e seus Hangares, simbolizando a primeira sede da Aviação Paulista em 1913.
Acima deste, um avião utilizado pela Esquadrilha de Aviação da Força Pública durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o Curtiss O-1E Falcon.
Externamente à estrela, um esplendor octogonal, representando prédios em perspectiva estilizados evocando a evolução e a modernidade do Estado de São Paulo no transcurso desses 100 anos.
No reverso, no campo central, o Brasão de Armas da Polícia Militar do Estado de São Paulo e, na orla, e em forma semicircular os dizeres: “1913 * CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO * 2013”; abaixo do Brasão de Armas da Polícia Militar encontra-se um retângulo em relevo, onde será inscrito o número da medalha em caracteres e tamanho definidos pela comissão da medalha em cada reunião da comissão. O nome do recipiendário se fará constar em um livro próprio, ressaltando-se a pessoa e sua contribuição para a Aviação Policial Paulista.
A barreta será a representação de uma seção da fita, carregada por outro modelo de insígnia de aviação usada nos anos 20/30.
A roseta é uma forma simplificada de um terceiro modelo de distintivo de aviação, este usado em fins dos anos 20 e 1930.
O Centenário da Aviação Militar Paulista
Enviar comentário