Com a aprovação pela ANVISA das vacinas contra o Covid-19, uma nova missão surgiu para implementar o Plano Nacional do Imunização no Ministério da Saúde: a logística para a distribuição das vacinas.

Tal missão requer agilidade, versatilidade e principalmente capilaridade para atingir o mais rápido possível o interior do pais, características que só a Aviação de Segurança Publica possuem.

O que se viu e ainda permanece é um show de competência e abnegação desses heróis anônimos em apoio ao sistema de saúde nacional e principalmente à sociedade brasileira.

EsA6triW8AUdaX1

ALAGOAS

O Grupamento Aéreo de Alagoas empenhou todas suas aeronaves da escolta e distribuição dos das mais de 70 mil doses de vacinas destinadas ao Estado.

WhatsApp Image 2021-01-19 at 20.29.19 (1)

AMAZONAS

Agentes do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), transportaram, na tarde de sábado (16), três cilindros de 50 litros, cada, para o município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus).

O insumo vai atender pacientes internados com Covid-19. A operação de transporte atendeu a um pedido da Polícia Civil, e o material foi entregue aos policiais civis do município, que ficaram encarregados de encaminhar os cilindros ao Hospital Regional José Mendes.

Segundo o comandante do departamento, tenente-coronel Helliton Silva, essa é a primeira missão do Dioa no transporte dos cilindros de oxigênio. “O Águia 02 está à disposição do sistema de Segurança para transportar essa carga, na missão de salvar vidas. Como os cilindros são pesados, levamos em grupos de três para os municípios destinados”, disse.

Helicóptero DIOA/SSP do Amazonas transportando cilindros de oxigênio

BAHIA

A sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar foi utilizada como ponto de guarda das doses de vacinas que chegaram à Bahia. O local foi escolhido de maneira estratégica, com o objetivo de facilitar a distribuição do material em todo o estado, de maneira mais rápida.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), municípios distantes mais de 300 quilômetros da capital baiana tiveram as doses enviadas por aeronaves. As demais foram entregues por meio terrestre com escolta da Polícia Militar para garantir a segurança no deslocamento.

Helicópteros da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador finalizam, na manhã desta terça-feira (19), a fase de transporte aéreo das vacinas contra o novo coronavírus. Quarenta cidades recebem as doses, desde as primeiras horas da madrugada.

Nove aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) e da Casa Militar seguem se revezando nas distribuições, sem interrupção. Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Juazeiro e Brumado foram alguns dos municípios que já receberam as doses.

CEARÁ

Antes mesmo da chegada das primeiras 218 mil doses da Coronavac em solo cearense, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) já havia mobilizado um aparato de segurança objetivando o transporte dos imunizantes contra a Covid-19 no Estado. Além do emprego de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), também foram utilizadas três aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS para realizar o carregamento das vacinas até grandes cidades do Interior para distribuição nas demais localidades.

O primeiro pouso da Ciopaer ocorreu às 21h21min, quando a Fênix 05 chegou ao município de Quixadá, no Sertão Central. Logo após, a aeronave seguiu até Limoeiro do Norte, onde pousou às 21h48min; em seguida até Russas, onde os imunizantes chegaram às 22h18min; e por fim, a cidade de Aracati, onde o desembarque do carregamento ocorreu às 22h49min. Enquanto isso, na região Norte, a Fênix 09 realizava o transporte para as cidades de Camocim, com chegada às 21h40min; e para Acaraú, às 23h05min. A última aeronave da Ciopaer a pousar em um município no interior do Estado com as doses da Coronavac foi a Fênix 07, em Brejo Santo, na região do Cariri, às 0h47min desta terça-feira (19).

No total, a Ciopaer contabilizou 6h51min de voo, com 585,9 milhas náuticas, o que corresponde a 1.085 km. “Foi um dia histórico para o povo cearense, em que os esforços do nosso governador Camilo Santana foram concretizados através do concurso de várias secretarias e órgãos. A Ciopaer se orgulha de ter feito parte desse esforço conjunto. Com o uso de três aeronaves, a Coordenadoria não mediu esforços, não mediu distâncias e nem horários para atender a essa demanda do povo cearense, entregando as vacinas no prazo hábil, em sete cidades do interior do Estado e atendendo diversas regiões, inclusive para cidades que não dispõem de aeroportos para o pouso de aviões”, destacou o coordenador da Ciopaer, coronel Ronaldo Pires.

MARANHÃO

O Governo do Maranhão iniciou, na manhã de terça-feira (19), a distribuição das vacinas aos 217 municípios, com o empenho das aeronaves do Centro Tático Aéreo.

MATO GROSSO

A Secretaria Estadual de Saúde iniciou na terça-feira (19.01) a entrega dos imunizantes contra o novo coronavírus. O Estado recebeu do Ministério da Saúde, nesta primeira fase, 126.160 doses da vacina, que irá contemplar 60.074 pessoas, com duas doses.

Foram encaminhados por aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) os imunizantes para as Regionais de Rondonópolis, Diamantino, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Cáceres.

MINAS GERAIS

Em Minas Gerais, as aeronaves do Comando de Aviação do Estado (PMMG), bem como do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG e da Coordenação Aerotática da Polícia Civil, foram determinantes para a missão de distribuir a carga de vacinas pelo estado.

As aeronaves do COMAVE foram responsáveis pela distribuição de mais de 142 mil vacinas por quinze cidades, totalizando 5.843 km voados, mais do que a distância de Brasília a Miami.

O BOA/CBMMG contou com a participação de 2 helicópteros e 1 avião da corporação, além de equipes de bombeiros militares mineiros.

A primeira aeronave do CBMMG que decolou foi um avião Caravan, transportando dezenas de caixas refrigeradas contendo doses da vacina, que foram transportadas para as cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni, Pedra Azul e Uberaba. Em seguida, dois helicópteros da corporação, um modelo EC 145 e outro Esquilo, voaram para as cidades de Manhuaçu, Coronel Fabriciano e Diamantina.

PARÁ

O planejamento logístico construído entre a Secretaria de Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) possibilitou a distribuição das vacinas contra a Covid-19 aos 13 Centros Regionais de Saúde espalhados por todas as regiões do Pará em cerca de 12 horas e em menos de 24 horas os imunizantes foram entregues aos 144 municípios paraenses, seja nas regiões mais próximas, como o nordeste do Estado, seja nos locais mais distantes, como Calha Norte e o Marajó.

WhatsApp Image 2021-01-19 at 20.29.13

PARAIBA

O GTA/PB apoiou a escolta de Vacinas contra a COVID-19, na manhã de terça, após chegada das Vacinas contra COVID-19 no Estado, um forte esquema de Segurança foi mobilizado entre as forças de Segurança, para assegurar a chegada das vacinas em todos os municípios paraibanos.

Screenshot (49)

PARANÁ

O Helicóptero que atua na Base Litoral da PMPR, Falcão 03, realizou a entrega das vacinas contra a Covid 19, em suporte aéreo a Secretaria Estadual de Saúde, Centro de Medicamentos do Paraná, juntamente com as regionais de saúde, destinadas para a população que vive nos municípios do litoral.

Foram transportadas as vacinas para locais como o Município de Guaraqueçaba, que fica localizado distante de Paranaguá em área mais isolada ao norte das regiões do litoral, tendo uma distância rodoviária aproximada de 140 km até o local, sendo que por dentro de estradas de acesso, levaria em média para um deslocamento terrestre, saindo de Paranaguá, aproximadamente 3h e 30 min, devido as características do terreno e necessidade de retorno sentido serra do mar para acesso.

A tripulação do Falcão fez em voo de 10 minutos, levando esperança para a população que vive nesses locais. Na sequencia o helicóptero do BPMOA decolou para os municípios de Antonina, Morretes, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba com mais doses das vacinas, sob coordenação da Regional de Saude do litoral e distribuição para as Secretarias Municipais de Saúde que irão iniciar a imunização.

A aeronave da PMPR foi tripulada pelos Policiais e Bombeiros Militares pertencentes ao BPMOA, sendo pilotos e operadores aerotáticos, assim como por profissionais de saúde que integram a equipe em missões aeromédicos, além do profissional de saúde responsável pela monitoramento e entrega das vacinas. A cada pouso com a carga de imunizantes era possível ver a felicidade no rosto das equipes de Saúde que recebiam o material.

A Casa Militar, com experiência no transporte de órgãos e no transporte de exames da Covid-19, também disponibilizou 3 aeronaves asa fixa e um helicóptero, que complementam a frota de caminhões, agilizando a chegada das vacinas nas 22 regionais de saúde.

RIO DE JANEIRO

Era pouco antes das 5h30 de terça-feira, quando todos os helicópteros do estado estavam a postos para ajudar na distribuição das doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19. O objetivo era entregar os imunizantes em todos os 92 municípios, inclusive os mais distantes, antes das 14h. E isso foi feito.

Uma força tarefa de policiais militares, civis, agentes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria estadual de Saúde propiciou que as cidades mais distantes da capital fluminense pudessem receber todos os imunizantes.

Antes de chegar a seu destino, as vacinas saíram da Central Geral de Abastecimento (CGA), no bairro da Engenhoca, e seguiram em caminhões – escoltados por batedores da Polícia Militar — até a sede do GAM, no Centro de Niterói. No local, a aeronave modelo Huey II (conhecido como caveirão do ar) estava à espera do material. Todo o planejamento foi feito pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Policia Militar, a Civil e o Corpo de Bombeiros.

Em terra, o Coronel Rogério Cosendey Perligeiro, comandante do GAM, e o Major Cristiano Milão do Nascimento, subcomandante administrativo do batalhão especializado, coordenavam a logística das aeronaves que pousavam e decolavam a todo instante.

Ao todo, foram feitos dez voos. O estado disponibilizou cinco aeronaves: cada uma fez duas viagens. Segundo o governo do estado, as aeronaves maiores (da Polícia Militar e Civil) fizeram viagens longas, já que elas têm autonomia de voo maior. Já os helicópteros do Corpo de Bombeiros, que são menores, fizeram entregas para os municípios que ficam mais perto da capital.

RIO GRANDE DO SUL

O Estado recebeu um lote de 341,8 mil unidades, sendo destas cerca de metade para serem distribuídas aos municípios do interior do Estado.

Foram empregadas no apoio à Secretaria de Saúde as aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil, totalizando três helicóptero (Esquilo e Koala da BM e Esquilo da PCRS) e uma aeronave de asa fixa (King Air).

RONDÔNIA

Em Rondônia, a distribuição das doses de vacina foram efetuadas com o apoio do avião Gran Caravan do do Corpo de Bombeiros Militar.

WhatsApp Image 2021-01-19 at 20.29.18

SANTA CATARINA

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, através do avião Arcanjo 02 do Batalhão de Operações Aéreas, realizou a distribuição dos lotes de vacinas para as regiões do Oeste e Extremo Oeste do Estado.

WhatsApp Image 2021-01-19 at 20.29.13 (1)

SERGIPE

Em Sergipe, o Grupamento Tático Aéreo apoiou a distribuição dos lotes de vacina através de seu helicóptero para os municípios do Alto Sertão do Estado: Canindé de São Francisco, Nossa Senhora da Glória e Porto da Folha.

Sergipe