Aviação de Segurança Pública apoia transferência de presos do RS para prisões federais
06 de março de 2020 1min de leitura
06 de março de 2020 1min de leitura
Rio Grande do Sul – Eram 6h20min desta terça-feira quando começaram a ser transferidos 18 presos do Rio Grande do Sul para penitenciárias federais, dando início a Operação Império da Lei. Os detentos saíram em comboio até um local conhecido como Parcão, em Charqueadas, situado a sete minutos do complexo prisional. Foram empregados na ação 1,3 mil agentes federais e estaduais, 306 viaturas e sete aeronaves, sendo seis helicópteros e um avião.
Após quase duas horas de remoção, os detentos foram levados de helicóptero para a Base Aérea de Canoas. Cada um dos seis aparelhos realizou três viagens, com um tempo de voo de 13 minutos até a pista da base.
Após o pouso na Base Área de Canoas, os detentos foram levados até uma sala reservada a 50 metros do local de embarque para a realização de exames de corpo de delito por médicos do IGP. Posteriormente, foram embarcados em um avião da Polícia Federal com destino a penitenciárias federais, onde serão mantidos isolados de qualquer contato com outros presos.
Forte aparato policial marcou a operação nesta terça / Foto: Guilherme Testa
A operação foi organizada pelas secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Administração Penitenciária (Seapen). Pela União, a partir da determinação do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, a ofensiva teve o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). Integrantes das polícias federal e Rodoviária Federal, e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército, Aeronáutica e Marinha do Brasil participaram da transferência.
Enviar comentário