Autoridades recebem Medalha Brigadeiro Tobias em São Paulo
07 de outubro de 2015 2min de leitura
07 de outubro de 2015 2min de leitura
Na manhã desta quarta-feira (07/10), personalidades civis e militares foram agraciadas com a Medalha Brigadeiro Tobias, a mais alta condecoração da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A solenidade aconteceu na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), no Tucuruvi, na zona norte da Capital.
Para a Aviação da Polícia Militar, dentre os agraciados, duas pessoas se destacaram. Elas participam ativamente do desenvolvimento do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar, o presidente da Helibras, Eduardo Marson, e a Dra Maria Cecilia de Toledo Damasceno da Secretaria da Saúde de São Paulo.
O Grupamento Aéreo possui em sua frota 23 helicópteros AS350 – Esquilo e a Helibras, além de produzir helicóptero reconhecido e experimentado mundialmente, oferece todo suporte na manutenção e nos suprimentos aeronáuticos.
“Recebo essa medalha com muito orgulho”, disse Eduardo Marson sobre a homenagem. “A Helibras se sente honrada pelo fato de os helicópteros da nossa marca serem empregados, com excelente performance, em benefício da população do estado, operados por esses dedicados e habilidosos profissionais da PM de São Paulo”, concluiu.
A Secretaria da Saúde e a Polícia Militar, através do Corpo de Bombeiros, GRAU e Grupamento Aéreo, realizam, em parceria, o resgate aeromédico na região metropolitana de São Paulo e nas cidades de Campinas e São José dos Campos. São milhares de vidas salvas na última década.
Recebeu também a honraria, o Tenente Coronel PM Galdino Neto, ex integrante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea. Foi o mentor e idealizador de diversos projetos, dentre eles a Medalha do Centenário do Grupamento de Radiopatrulha Aérea e o resgate da história da Aviação da Polícia Militar. O Ten Cel Galdino é um profundo conhecedor de medalhística e história e possui um blog que explica tudo.
Essa é uma honraria entregue a pessoas e instituições que contribuíram para o aperfeiçoamento e avanço das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar.
A Medalha Brigadeiro Tobias foi instituída pelo decreto nº 45.648, de 07 de dezembro de 1965, em homenagem à memória do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fundador da milícia estadual, com a finalidade de condecorar os integrantes da corporação e das Forças Armadas que praticam atos relevantes e contribuem com o aperfeiçoamento e avanço das atividades.
Brigadeiro Tobias de Aguiar – Nascido em Sorocaba, Rafael Tobias de Aguiar foi um dos chefes da Revolução Liberal (1842), em São Paulo, e um dos mais destacados chefes liberais da primeira metade do século XIX. De uma rica família de fazendeiros, ingressou no Regimento das Milícias e, aos 26 anos, reuniu uma brigada de cem homens e foi para o Rio de Janeiro combater as tropas portuguesas que se opunham à independência.
Presidente da Província (1831-1835/1840-1841), recebeu o posto de brigadeiro honorário do império. Em 1842, Sorocaba foi declarada capital provisória da província e Tobias de Aguiar o presidente. Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembléia Provincial proposta pelo presidente da província Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, foi fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo, na época denominada Força Pública. Tobias se tornou o patrono da corporação.
Enviar comentário