Atendimento de ocorrência com aeronave nos EUA
01 de fevereiro de 2014 2min de leitura
01 de fevereiro de 2014 2min de leitura
Depois de ter passado uma temporada de estudos e visitas a diversas unidades aéreas policias nos EUA (Los Angeles Police Department, Los Angeles Sheriff Department, Fresno County Sheriff, San Diego Police Department, 3 bases da California Highway Patrol, East Bay Regional Park District, entre outras), muitos me perguntam como é que eles atuam na atividade de aviação de segurança pública.
Ao explicar que o conceito de apoio aéreo americano é completamente diferente do brasileiro, fica difícil de entender o porquê.
O foco americano é ter uma aeronave voando sempre, seja ela um avião ou um helicóptero, para prover apoio as equipes de terra, com o máximo de tecnologia embarcada, serve como fator de maximizar o potencial do atuação operacional com o mínimo possível de pessoal.
Apenas para exemplo, a polícia municipal de Los Angeles (LAPD) mantém aeronaves permanentemente no ar e apoiam TODAS as ocorrências (leia o artigo da visita aqui), e em Fresno County Sheriff (leia o artigo da visita aqui) o efetivo “normal” de uma base operacional com um helicóptero disponível é de DOIS policiais de serviço, não tem telefonista, abastecedor, porteiro, nada, apenas o piloto, o TFO e mais ninguém de serviço!
E mesmo assim a eficiência de apoio operacional deles é surpreendente. Em relação a esse aspecto, recentemente achei um vídeo da San Juan County Sheriff’s Office Air Support Unit que exemplifica bem esse aspecto.
O vídeo foi gravado de uma câmera montada sobre o capacete do Tatical Flight Officer (equivalente ao nosso Comandante de Operações) e mostra um apoio aéreo da aeronave desde o seu início. Dá para ver o TFO tomando nota da ocorrência, inserindo o endereço da ocorrência no moving map, o deslocamento para o local e a forma como eles usam intensamente o imageador da aeronave mesmo de dia. Já no local do apoio, consegue-se visualizar a ocorrência tanto pela janela quanto pelo imageador da aeronave.
No momento da chamada, a aeronave estava a cerca de 7 km da ocorrência e levou cerca de 1 minuto e 46 segundo para estar orbitando no local em apoio a equipe de terra. Isso é eficiência !
Veja o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=P-ZncwO47dk
Texto: Alex Mena Barreto / Vídeo: San Juan County Sheriff’s Office Air Support Unit (facebook)
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