Atendimento com aeronave salva recém-nascidos prematuros no Sul de Minas
22 de dezembro de 2014 2min de leitura
22 de dezembro de 2014 2min de leitura
Tripulado pela equipe do SAMU e da 4ª CORPAER, o helicóptero “Pégasus 08” da Polícia Militar de Minas Gerais foi empregado na tarde de sexta-feira, 19 de dezembro e sábado, 20 de dezembro em atendimento a dois bebês prematuros, menina e menino, um com 28 semanas e o outro com 30 semanas, que corriam grave risco de vida.
As crianças nasceram com baixo peso e complicações de saúde, nas cidades de Além Paraíba e Bom Jardim de Minas, e devido à gravidade do caso, necessitavam de atendimento especializado em uma UTI neonatal, que existem naquelas localidades.
A aeronave da PMMG foi acionada pela coordenação do SAMU – CISDESTE, sendo que o deslocamento foi autorizado de imediato pelo Comandante do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo.
Rapidamente, equipes do SAMU de Juiz de Fora, compostas pelos médicos Dr. Helton e Drª. Eveline e as enfermeiras Graze e Fabiana, embarcaram na aeronave com uma estufa eletrônica aquecida, própria para o transporte de crianças prematuras.
Para auxiliar nas operação de pouso e decolagem e nos trabalhos de embarque e desembarque com segurança, atuaram os Tripulantes Operacionais da 4ª Corpaer, 1º Sgt Ronald e 2º Sgt Domiciano. A aeronave Pégasus 08 comandada pelo Major Queiroz decolou do Quartel da Companhia e pousou nas cidades de Além Paraíba e Bom Jardim de Minas para embarque dos bebês.
Em seguida, a tripulação se deslocou para a cidade de São João Del Rei, local mais próximo com UTI neonatal disponível, para o translado dos bebês socorridos, que foram mantidos estabilizados, com respiração artificial e as funções vitais monitoradas durante todo o voo. O pouso foi realizado em local estratégico no 11º Batalhão de Infantaria de São João del Rei, sendo autorizado de imediato pelo Comando daquela Unidade, que se prontificou a fornecer todo o apoio necessário à operação.
Uma operação altamente especializada foi desencadeada pelos profissionais envolvidos, com foco tanto na manutenção das condições de saúde dos socorridos quanto na segurança de voo, garantindo o sucesso da missão.
As crianças foram encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora das Mercês, para receber os cuidados médicos especializados. Mais uma vez, o trabalho de equipe entre o SAMU, o Exército Brasileiro e o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, aliado à prontidão no atendimento, foram responsáveis por salvar duas vidas que se iniciam.
“Esquadrilha Pégasus – A Ajuda que vem do Céu”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional, Btl RpAer/4ª Corpaer.
Enviar comentário