Três alpinistas espanhóis foram resgatados com sucesso por um AS350 B3 da Fishtail Air de um local com 6.900 metros de altitude, através da técnica de “longline”, em que a vítima é suspensa na extremidade de uma corda longa para infiltração / extração em terrenos de difícil acesso.

A operação de 29 de abril, faz parte da operação de salvamento que é desenvolvida em cooperação entre a Fishtail Air, uma companhia de helicópteros charter com sede em Kathmandu, Nepal, e a empresa suíça Air Zermatt.

Esta missão utilizou o segundo AS350 B3 entregue para a Fishtail Air, que chegou ao Nepal em 01/Mar/10 para juntar-se a frota de helicópteros, que inclui um AS350B, um AS350B@2, e um AS350 B3.

O piloto Daniel Aufdenblatten, da Air Zermatt, participou do resgate, enquanto o suíço Richard Lenner, como homem SAR, foi infiltrado no local do acidente, efetuado a retirada dos alpinistas, um de cada vez, e levá-los para uma base a uma altitude de 4.000 metros. Os alpinistas estavam presos em dificuldades a mais de 36 horas, no monte Annapurna.

Além desta operação difícil, o novo AS350 B3 da Fishtail Air já havia resgatado quatro alpinistas coreanos e três sherpas do Nepal em 26 de abril do Monte Manaslu de uma altitude de aproximadamente 6.500 metros. Pilotava a aeronave Sabin Basnyat, acompanhado pelos socorristas Daniel Aufdenblatten e Richi Lehner. O Monte Manaslu é a oitava montanha mais alta do mundo, enquanto o monte Annapurna é o décimo maior.

“Esses resgates são homenagens ao profissionalismo das tripulações, bem como a capacidade do nosso AS350 Ecureuil e a versão militar AS550 Fennec, para proporcionar desempenho e confiabilidade em condições extremas”, disse o presidente do Grupo Eurocopter e CEO Lutz Bertling.

Veja aqui o site da Fishtail Air com mais fotos do salvamento.


Fonte : press release Eurocopter