Arcanjo 01 do Corpo de Bombeiros combate focos de incêndio em Morro Grande, no Sul de SC
28 de julho de 2017 1min de leitura
28 de julho de 2017 1min de leitura
Santa Catarina – Na tarde desta quinta-feira (27) começou o combate a cerca de 20 focos de incêndio na área de mata em Morro Grande, no Sul de Santa Catarina. A estimativa do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de Florianópolis é que entre 30 e 40 hectares já tenham sido atingidos pelo fogo.
Na quarta-feria (26) um sobrevoo pela área de mata em Morro Grande, no Sul do Estado, identificou pelo menos vinte focos de incêndio. O trabalho foi realizado com o apoio do Serviço Aeropolicial (SAER) da Polícia Civil, Base de Criciúma, pois o fogo está concentrado no cume dos morros, onde é impossível chegar por via terrestre. Na manhã desta quinta-feira, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA)do Corpo de Bombeiros iniciou o controle das chamas.
Como o local é de difícil acesso e não é possível chegar por terra. Uma das dificuldades era a captação de água. Para resolver o impasse, um trecho do rio que passa na cidade foi represado, pois o nível estava bem baixo.
O helicóptero Arcanjo 01 utilizou o equipamento bambi bucket que tem capacidade para levar cerca de 500 litros de água até um dos focos do incêndio, mas por causa da distância, optaram por usar a água de uma propriedade rural do Rio Grande do Sul – a área atingida fica próxima à divida dos Estados. A captação de água foi realizada em São José dos Ausentes (RS), a uma distância aproximada de 5km.
O major do BOA Roberto Weingartner explica que, no momento, é possível ver mais fumaça do que fogo, e que os focos estão distantes de propriedades. Por volta das 16h, pelo menos 2,5 mi litros já haviam sido despejados sobre o local, e os dois maiores focos foram extintos. A expectativa é que os pontos de pouca queima se extinguam naturalmente, mas uma nova avaliação será feita amanhã.
Fonte: DC e @ARCANJO_01
Enviar comentário