Santa Catarina – No dia 31 de janeiro de 2010, a guarnição do “ARCANJO 01” (helicóptero do CBMSC) foi acionada para o atendimento de uma vítima de acidente náutico, na Ilha do Campeche.

Ela encontrava-se na areia recebendo atendimento dos guardas-vida civis da ilha. Apresentava-se consciente e orientada, com fratura exposta no membro inferior esquerdo (junto ao joelho) e hemorragia. Foi realizada a imobilização da fratura e os procedimentos médicos, sendo em seguida conduzida ao Hospital de Regional de São José.

Esta ocorrência seria atendida com um tempo resposta em torno de duas horas, considerando-se os deslocamentos necessários das equipe de socorro por terra e mar, e o trânsito até o Hospital Regional São José. No entanto, agora com o helicóptero, o fator positivo foi o tempo resposta da equipe, que gastou com 5 minutos com deslocamento até o local e posteriormente, mais 10 minutos até a Unidade Hospitalar, onde a vítima foi encaminhada para procedimentos cirúrgicos.

A equipe do ARCANJO 01 era integrada pelo Major BM Edupércio – Comandante da Aeronave, o Tenente Sandro – Comandante das operações aéras , o Sargento Puttkammer e o Soldado BM Rafael – Tripulantes Operacionais, e pelo Dr Daniel – do SAMU. Para acionar o Helicóptero, basta ligar para o telefone 193 – Emergência Corpo de Bombeiros.


Fonte: CCS do Cmdo Geral / GOA