Arcanjo 01 do CBM/SC realiza resgate em cachoeira
16 de março de 2010 2min de leitura
16 de março de 2010 2min de leitura
Santa Catarina – Acionados pelo Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar – COBOM, no sábado (13/03), a guarnição do Arcanjo 01 deslocou até o município de Santo Amaro da Imperatriz, na localidade de Vargem do Braço, para atendimento de queda de nível em cachoeira.
Tratava-se de um ponto de difícil acesso, onde a aeronave teve que realizar descida em local restrito e a tripulação desembarcar em vôo de baixa altura sobre as pedras da cachoeira. O local onde se encontrava a vítima não permitia acesso direto, necessitando de apoio de um cabo de salvamento, pois tinha-se que atravessar a correnteza do leito da cachoeira.
A aeronave realizou nova descida, embarcando o Tripulante Operacional, permanecendo no local a equipe do SAMU. A aeronave retornou até um local onde encontrava-se a Guarnição do ASU 195 do Corpo de Bombeiros de Santo Amaro de Imperatriz, efetuando pouso.
No local a tripulação organizou todos os equipamentos necessários para o acesso a vítima e juntamente com 02 componentes da guarnição do ASU (Soldados BM Pain e Vilson), retornou ao local. A equipe desembarcou a baixa altura para o acesso e atendimento da vítima. A tripulação do ARCANJO, com o auxilio dos Bombeiros Militares de Santo Amaro, obteve acesso a vítima através do cabo de salvamento, atravessado de um lado a outro do leito do rio.
Reportagem RBSTV sobre o salvamento (clique e assista)
A vítima havia sofrido queda de uma altura aproximada de 10 metros, encontrando-se consciente e orientada, apresentando suspeita de lesão de coluna na região lombar. A Tripulação efetuou os primeiros socorros, conduzindo a vítima até um local seguro, onde foi ministrado a medicação, bem como aguardaram a aproximação do ARCANJO para o embarque da mesma.
A aeronave aproximou-se efetuando um vôo de baixa altura, e nesta condição, foi embarcada a vítima e a tripulação, deslocando-se em seguida até o heliponto do Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar em Florianópolis, entregando a vítima a Guarnição do ASU 103 que transladou a mesma até o Hospital Celso Ramos.
Sem a utilização da aeronave, estima-se que a vítima levaria umas 4 a 6 horas para ser resgatada, devido o local ser de dificílimo acesso. A tripulação do Arcanjo 01 nesse dia, era composta pelo Major BM Edupércio (Piloto), Tenente Coronel BM Rogério (Cmt Op. Aérea), Sargento BM Puttkammer (Tripulante Op.), Dr Ramom (Médico SAMU) e Keyla (Enfermeira SAMU).
Fonte: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina
Fonte: RBSTV
Enviar comentário