No dia 03/06/2011, um grupo formado por 09 (nove) homens participaram do assalto ao Banco do Brasil no município de Curimatá que fica a 775 Km da capital (Teresina), região sul do estado do Piauí, limite com o estado da Bahia. Com a grande extensão territorial do Estado foi observada a dificuldade de logística como o abastecimento da aeronave, já que não existem postos em todos os municípios.

Após o assalto, o grupo buscou refúgio em uma área de difícil acesso, próximo ao município de Parnaguá,  25 Km de cerrado a dentro. Com o envio dos grupos especializados do Grupamento Tático Aeropolicial – GTAP, Grupo de Ações Táticas Especiais – GATE, Ronda Ostensiva de Natureza Especial – RONE, além do efetivo do 7º BPM, PMBA e do helicóptero Robinson R 44 RAVEN II, pertencente ao GTAP/ PMPI, foi possível cercá-los naquela região.

Após cerco da área compreendida entre um morro e um lago, todos os acusados foram presos, com reação de seu líder, Marcelo Lopes Rodrigues (vulgo Pisca), chegando este a óbito.

Os policiais iniciaram então, uma missão de busca na mata para recuperar equipamentos e dinheiro deixados durante a fuga dos elementos, sendo orientados por um dos reféns e com visual do águia 02. As equipes conseguiram recuperar sacolas de dinheiro e material e roupa que seriam usados na fuga.

Depois da prisão foi confirmado que todos os 09 integrantes da quadrilha possuiam antecedentes criminais e eram oriundos dos estados de Pernambuco (02), Bahia (06) e Sergipe (01).

Armas apreendidas:

• 04 (dois) revolveres cal. 38;
• 01 (uma) pistola.40;
• 02 (duas) pistolas 9mm;
• 03 (três) escopetas;
• 02 (dois) fuzis cal. 7,62.


Fonte: GTAP/PI.