A queda de um ultraleve no município de Itabaiana, região Agreste de Sergipe, na tarde deste domingo (9), vitimou um homem de 56 anos. O acidente chamou à atenção para a segurança na hora de fazer um voo.

Segundo o coordenador do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Virgílio Dantas, os voos se dividem em dois tipos o experimental e o regular, sendo que o citado acima se encaixa no experimental. “A experimental é por conta e risco do piloto e a aviação regular existe todo um procedimento”.

gtase

O oficial de segurança de voo do (GTA), capitão Danilo Carvalho, explica quais os procedimentos que devem ser feitos na hora de voar. “Tem que usar o cinto de segurança em qualquer tipo de aeronave. Como era um ultraleve o capacete tem que ser utilizado”.

O capitão também informou que esse tipo de acidente não é investigado pela a aeronáutica. “Como o acidente aconteceu em uma aeronave experimental vai ser feito somente o inquérito para averiguar as causas do acidente”.

Em relação a pista utilizada pela vítima do acidente, o coordenador do GTA informou que não havia registro . “A informação que nós temos é que essa pista não tinha registro”.

O oficial de segurança de voo também explicou os critérios para ter a liberação para esse tipo de voo. “A pessoa terá que fazer um curso teórico e prático para receber um certificado de habilitação técnica para voar. Além de ter o material inspecionado e treinamento operacional para se conhecer as condições de pista e de clima”

Fonte: G1.