Ano de 2021 começa agitado para operador aeromédico DRF Luftrettung
13 de agosto de 2021 3min de leitura
13 de agosto de 2021 3min de leitura
Alemanha – Os primeiros seis meses do ano foram uma época agitada para as tripulações dos helicópteros aeromédicos da DRF Luftrettung: eles foram chamados 18.356 vezes para fornecer apoio aeromédico a pessoas gravemente doentes ou feridas.
Nas últimas semanas, as tripulações já notaram um aumento no número de chamadas relacionadas a acidentes aquáticos. Eles contam com a cooperação dos banhistas e, portanto, apelam para que saiam da água o mais rápido possível sempre que um helicóptero se aproxima.
Seja uma vítima se afogando, uma forte corrente puxando os banhistas para o meio de um rio ou um algum nadador ficando repentinamente exausto, o número de acidentes relacionados à natação – alguns dos quais fatais – está aumentando, muitas vezes em lagos e rios não supervisionados. Os helicópteros vermelhos e brancos da DRF Luftrettung são usados regularmente para procurar nadadores desaparecidos ou para fornecer assistência médica de emergência às vítimas de acidentes.
Com as férias de verão prestes a começar, Andreas Helwig – um experiente piloto DRF Luftrettung e regularmente alertado para acidentes de natação – faz um apelo urgente aos banhistas: “Saia da água assim que um helicóptero se aproxima, pois isso torna muito mais fácil para nós identificar alguém que está se afogando. Também ajuda a garantir a sua própria segurança. ”
Os banhistas também podem ajudar se o helicóptero precisar pousar: ‘Com esse tipo de aviso, é importante evacuar rapidamente as áreas de banho de sol sem deixar nenhum item para trás. Ao fazer isso, você estará permitindo que a aeronave faça um pouso rápido nas proximidades do local e possivelmente ajudando a salvar vidas em casos de afogamento ‘, acrescenta Helwig.
De acordo com dados da Deutsche Lebens-Rettungs-Gesellschaft (DLRG), um aumento recorde de 117 mortes foi testemunhado somente em agosto de 2020. A organização de resgate de água teme que este ano tenha ainda mais problemas e incidentes do que na temporada de 2020. Devido à pandemia do coronavírus, muitas pessoas estão planejando férias na Alemanha, o que geralmente significa excursões a rios e lagos não supervisionados.
Chamadas em um nível excepcionalmente alto na primeira metade do ano
No total, as tripulações da DRF Luftrettung foram convocadas para 13.927 emergências e 4.334 transferências de terapia intensiva no primeiro semestre de 2021. Além disso, a aeronave ambulância realizou 95 implantações em 35 países em todo o mundo.
Durante a primeira metade do ano, as chamadas mais comuns para DRF Luftrettung envolveram pacientes com doenças cardíacas, como ataques cardíacos (20 por cento) e emergências neurológicas (17 por cento). Seguiram-se as vítimas de acidentes por quedas (11 por cento) e acidentes de viação (10 por cento). As equipes da organização oferecem velocidade incomparável, especialmente em emergências; eles podem alcançar cenas em um raio de 60 quilômetros em um tempo de voo de 15 minutos ou menos.
As tripulações das onze bases 24 horas em todo o país também eram frequentemente necessárias durante a noite; aqui, cerca de 20 por cento das chamadas das tripulações na primeira metade do ano ocorreram durante o horário noturno. Vários anos atrás, a organização da ambulância aérea implementou procedimentos especiais para abordagem de cenas de emergência à noite, incluindo a implantação de dois pilotos habilitados para voo por instrumentos (IFR) e óculos de visão noturna (OVNs). As três bases de guincho – em Bautzen, Freiburg e Nuremberg (Christoph 27) – também tiveram muito o que fazer, registrando 51 chamadas de guincho nos primeiros seis meses de 2021.
Progresso no resgate aéreo
O etos da organização de caridade também inclui o desenvolvimento e o aprimoramento de seu trabalho em benefício dos pacientes. Em março, por exemplo, o primeiro helicóptero de resgate H145 do país com rotor de cinco pás entrou em operação na base de Stuttgart. A aeronave chegou às instalações de manutenção da DRF Luftrettung em dezembro de 2020, onde foi equipada para operação de rotina. Em maio, o primeiro retrofit de H145 do mundo foi colocado em operação.
A aeronave passou por uma conversão de quatro pás de rotor para cinco – e agora está voando da base de Villingen-Schwenningen com o nome de Christoph 11. Há poucos dias, o terceiro helicóptero de cinco pás – Christoph Niedersachsen – foi comissionado em Hanover.
Enviar comentário