A Eurocopter do Reino Unido foi responsável pelo suporte de 20 helicópteros EC135 e EC145 da Unidade de Apoio Aéreo Policial de diferentes forças durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, juntamente com os helicópteros Puma da Força Aérea Real, que estavam de plantão para utilização durante os eventos.

Além disso, uma empresa chamada Arena TV forneceu cobertura aérea nos Jogos Olímpicos, considerando a abertura dos jogos e a volta da tocha olímpica ao redor do Reino Unido. Eles tiveram cinco AS355s que também foram amplamente utilizados durante todo o torneio e que voaram cerca de 600 horas durante o período.

O diretor da Eurocopter do Reino Unido, Markus Steinke, disse a Rotor & Wing que os preparativos para os Jogos Olímpicos representaram  um “grande esforço no pré-planejamento da Eurocopter  juntamente com as Forcas Policiais.”

Steinke disse que a Eurocopter foi capaz de proporcionar a sua experiência de apoio a outros grandes torneios em todo o mundo, como a Copa do Mundo de futebol de 2006. A elaboração do planejamento para a frota de helicópteros da polícia do Reino Unido nas operações durante os Jogos começaram um ano antes do evento.

Como os helicópteros  EC135 e EC145 necessitam de tipos diferentes de manutenção,  um planejamento de manutenção intensiva e de estrutura logística teve que ser desenvolvido. Alguns dos EC135 foram adiantados, o que permitiu que a Eurocopter fizesse uma pré-reserva de alguns slots de emergência dentro do esquema de trabalho para algum imprevisto que ocorresse com uma aeronave durante os jogos.

A Eurocopter também trabalhou com seus fornecedores para criar um estoque dos itens mais necessários, como pás de rotor e equipamentos de missão, até os itens menores. “Nós dobramos nosso estoque para os Jogos Olímpicos, o que incluiu também ter motores de substituição em modo de espera”, revelou Steinke.

Foi também necessário aumentar o número de recursos críticos, incluindo uma linha de contato de emergência (Hot Line) para ocorrências de aeronaves “groundeadas” e outros serviços técnicos, implementação de uma escala de serviço 24/7, gestão de suporte ao cliente para fornecer manutenção dos sistemas que vão dos motores até equipamentos específicos de missões, e a implantação de uma frota de 20 veículos rastreados por GPS móveis.

O pré-planejamento valeu a pena. Steinke afirma que houve apenas uma “intervenção” significativa para reparar um helicóptero, três pedidos de logística e dois pedidos de clientes para suporte técnico durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Steinke ficou plenamente satisfeito com o resultado do pré-planejamento da sua empresa e dos preparativos. “Foi demonstrado que a Eurocopter é a espinha dorsal do Reino Unido para a segurança nacional (em termos de fornecimento e suporte aos helicópteros da polícia).”


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Fonte: Aviation Today