Major Gustavo Soares de Assis
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Artigo produzido para disciplina de Tecnologias de Informação aplicadas à Gestão da Cadeia de Suprimentos, do Instituo Militar de Engenharia do Exército Brasileiro (IME)

 

O presente artigo se propõe a auxiliar os gestores do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em relação à seleção do modelo mais adequado de Aeronave Não Tripulada (DRONE) para emprego na atividade policial, através da utilização de método de auxílio multicritério à decisão, uma ramificação da ciência da Pesquisa Operacional.

1665198026280

O estado do Rio de Janeiro, localizado na região sudeste do país, possui uma área de 43.696 Km2 e uma população de aproximadamente 16,46 milhões de habitantes. Em seu território, há inúmeras regiões conflagradas, onde práticas de crime são comumente realizadas, como o tráfico de drogas, por exemplo.

Tais atividades criminosas demandam uma atuação eficiente do Estado, através de ações de inteligência e de policiamento, com o fito de coibir a realização de delitos e manter a ordem pública.

Além dos fatores acima narrados, o Estado possui características importantes que lhe conferem relevância no cenário nacional e mundial e, por isso, recentemente foi sede de grandes eventos como Copa do Mundo de Futebol, Jogos Olímpicos, Encontro Mundial da Juventude, manifestações políticas, entre outros, que demandaram grandes investimentos na área de segurança pública.

Acesse o artigo na íntegra:

Análise de modelos de aeronaves não tripuladas drones para emprego na atividade policial, através de métodos de auxílio multicritério a decisão

Artigo de autoria de Gustavo Soares de Assis , Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Artigo produzido como trabalho da disciplina de Tecnologias de Informação aplicadas à Gestão da Cadeia de Suprimentos, do Instituo Militar de Engenharia do Exército Brasileiro (IME), desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Santos.