ANAC/SENASP realizam primeiro Curso de Facilitador de CRM para Segurança Pública
14 de outubro de 2019 1min de leitura
14 de outubro de 2019 1min de leitura
Foi realizado na semana de 16 a 20 de setembro, nas dependências da ANAC-RJ o curso “Facilitador de CRM – SENASP”, que teve como objetivo preparar profissionais para o desenvolvimento, implantação e avaliação do Programa de Treinamento em Gerenciamento de Recursos de Equipes (CRM), conforme requisitos do RBAC 90 e por solicitação formal da área técnica de aviação da SENASP/MJSP.
O público-alvo consistiu de pilotos e psicólogos de diversas unidades aéreas da Secretaria de Segurança Pública (SENASP). A coordenação técnica coube à psicóloga Monica Lavoyer Escudeiro, Especialista em Regulação de Aviação Civil, da Superintendência de Padrões Operacionais da ANAC, que compôs equipe de instrução juntamente com os pilotos Reynaldo Santos (ANAC), Roberto Oliveira (Coordenação Aero Tática da Polícia Civil de Minas Gerais), Rodrigo Mantovani (Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo) e Paulo Silva (LATAM – Coordenação do grupo desenvolvedor do Advanced Qualification Program – AQP).
Durante uma semana de curso foram estudados os modelos de gerenciamento do erro humano, tais como os modelos SHELL, Reason, TEM, NOTECHS e HFACS alinhados ao contexto da aviação de segurança pública. O curso abordou disciplinas relativas às habilidades não técnicas (CRM), tais como trabalho de equipe, liderança, consciência situacional, processo decisório, comunicação.
A relação entre o estresse e a fadiga com segurança operacional foi analisada ao longo da semana. Os efeitos do estresse e da fadiga no desempenho humano foram analisados capacitando os participantes a reconhecerem seus sintomas e a conhecerem técnicas de gerenciamento destes fenômenos.
Automação, monitoramento, distração, sobrecarga de trabalho, personalidade, comportamentos e atitudes complementaram os estudos desta semana de curso.Quanto à implantação do Programa de CRM foi apresentada a necessidade do apoio da alta gestão na implantação de política e processos de fatores humanos visando o cumprindo dos requisitos de CRM previstos de no RBAC 90.
Enviar comentário