ANAC certifica novo modelo de helicóptero – EC145 T2
22 de dezembro de 2015 1min de leitura
22 de dezembro de 2015 1min de leitura
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu, no dia 30 de novembro de 2015, o Certificado de Tipo para a aeronave MBB-BK117 D-2, fabricada pela Airbus Helicopters Deutschland (AHD), comercialmente denominada EC145 T2. Com a emissão do certificado pela Agência, a aeronave já pode ser comercializada e operada em todo o território brasileiro.
O EC145 T2 é o mais novo modelo de helicóptero da família MBB-BK117 e foi originalmente certificado pela Agência Europeia de Segurança para a Aviação Civil (EASA) em abril de 2014. De acordo com a fabricante, o aparelho foi desenvolvido com foco específico nas operações policiais e modelado num trabalho conjunto com pilotos de corporações, visando a atender as necessidades operacionais do segmento.
Com capacidade para transportar nove passageiros a uma velocidade de cruzeiro de 150 knots e altitude de 20.000 pés com MTOW de 3.700 kg, a aeronave é equipada com dois motores turbo-eixo Turbomeca Arriel 2E, cada um deles controlado por um sistema de gerenciamento computadorizado (FADEC) duplicado, que entrega à caixa de redução principal uma potência de 490 kW (710 shp).
Uma das principais inovações do modelo foi a substituição do rotor de cauda convencional por um do tipo Fenestron que, dentre outras características aerodinâmicas, proporciona considerável redução do nível de ruído na cabine. A nova suíte de aviônicos Helionix, da Airbus Helicopters, vem integrada com piloto automático de quatro eixos e displays com novas funcionalidades.
O processo de certificação da aeronave na ANAC empregou 350 horas e envolveu seis servidores da Agência (coordenador do programa e cinco engenheiros).
Fonte: ANAC
Enviar comentário