Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, veicular anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar tudo", você concorda com nosso uso de cookies.
Preferências de Consentimento
Usamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies categorizados como "Necessários" são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para habilitar as funcionalidades básicas do site....
Sempre Ativo
Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.
Nenhum cookie para exibir.
Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.
Nenhum cookie para exibir.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Nenhum cookie para exibir.
Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Nenhum cookie para exibir.
Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.
ANAC certifica novo Cessna C408 SkyCourier para uso no Brasil
31 de julho de 2023
1min de leitura
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu o Certificado de Tipo para o Modelo 408 “SkyCourier” da Textron Aviation, validando o projeto no Brasil e constituindo uma das etapas para permitir que operadores brasileiros utilizem essa aeronave. Originalmente certificado pela autoridade de aviação civil norte-americana, Federal Aviation Administration (FAA), em março de 2022, o modelo 408 teve a empresa americana FedEx como seu primeiro operador. No Brasil, o Certifificado de Tipo foi emitido em 27 de junho.
A validação do projeto da aeronave no Brasil permite que a ANAC conheça e se envolva em aspectos relevantes e de segurança desse projeto, com foco em garantir a operação segura e a aeronavegabilidade continuada para os operadores brasileiros. Para a aprovação do modelo 408, foram feitas avaliações tanto de documentos e dados quanto operacional e atividades de ensaios em voo.
Informações sobre a aeronave
O modelo 408 é um turbo-hélice bimotor de asa alta, não pressurizado e oferece uma combinação de desempenho e baixos custos operacionais, o que atende o mercado de fretamento, linhas aéreas regionais no transporte de passageiros e/ou cargas e missões especiais de forças públicas e militares.
Além da versão de carga, é possível levar até 19 passageiros no 408. Ambas as configurações oferecem reabastecimento de pressão de ponto único para permitir retornos mais rápidos às missões.
A aeronave é ainda equipada com dois motores Pratt & Whitney PT6A-65SC junto com um conjunto de hélice McCauley C779. Operado com aviônicos Garmin G1000 NXi, tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 200 kts (370 km/h) e um alcance máximo de 900 NM (1.667 km). O modelo possui uma porta larga e piso plano, dimensionada para ser carregada com até 3 contêineres LD3, com peso máximo de decolagem de 19.000 lb (8.618 kg) e com capacidade de carga útil de 6.000 lb (2.721 kg).
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário