foto-ricardo-pinho-3Sergipe – Nesta quarta-feira, 07, os alunos do Curso de Ações Táticas (CAT) do Grupo Especial de Repressão e Busca (Gerb) da Polícia Civil iniciaram instruções teóricas para início das atividades práticas em uma das etapas mais difíceis do Curso: o salto solo de paraquedas.

Nos dias 08 e 09, os alunos estarão no Falcão 02, o avião bimotor do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Eles realizarão o primeiro salto solo, sendo acompanhados por paraquedistas experientes do GTA, com os instrutores Aragão e major BM Argollo.

img-20161207-wa0050_perfectlyclear0001O diretor do Gerb, Cristian Sobral, reforça que o treinamento exige muito das partes física e psicológica. “Ele é muito exigido na parte técnica também, inclusive a insuficiência técnica é um critério de exclusão”, explicou. Disciplinas como rapel tático, operações aéreas e paraquedismo estão na grade de formação do curso.

O primeiro Curso de Ações Táticas organizado pelo Grupamento Especial de Repressão e Busca da Polícia Civil tem como objetivo habilitar profissionais de segurança pública a trabalhar em áreas de mata, caatinga, ribeirinhas, altura, além de no cumprimento de mandados de prisão de alto risco com entradas táticas e em ambientes confinados.

Dos 39 inscritos na seleção inicial, apenas 17 tornaram-se aptos a prosseguir na segunda etapa do curso. Operadores de segurança pública do Acre, Bahia, Mato Grosso e Sergipe passaram por testes de aptidão física (TAF) e técnica (TAC).

foto-ricardo-pinho-4

Fotos: Ricardo Pinho