Da complexa rede de distribuição de combustível de aviação, um dos pontos mais vulneráveis para a segurança de voo abrange o intervalo entre o reabastecimento e o gerenciamento do consumo durante o voo.

Contaminação, abastecimentos incorretos e descontrole do consumo de combustível são erros que nos impõem estado de constante alerta.Combustível CENIPA

Ninguém gostaria de enfrentar uma pane na decolagem em decorrência de contaminação. Então, o melhor caminho para evitar o problema continua sendo a realização de um pré-voo criterioso e ações preventivas de manutenção de inspeção/limpeza do sistema de combustível. Lembrando que poeira, areia, microorganismos e água são agentes frequentes na contaminação do combustível.

Visão, olfato e tato são os sentidos mais evidentes que usamos para diferenciar gasolina (AVGAS) e querosene de aviação (JET A1), contudo este conhecimento prévio não evita erros no reabastecimento e deve ser somado à supervisão do serviço em andamento.

O piloto necessita não só acompanhar o reabastecimento, como estar atento às inovações técnicas do mercado da aviação. Como exemplo, temos a operação recente no Brasil a aeronave R66 do fabricante Robinson operada com JET A1, diferente dos antecessores R22/R44 operadas com AVGAS.

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Os acidentes por falta de combustível são frequentes e muitas das vezes relacionados ao mau planejamento da autonomia de voo.

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Uma alimentação saudável, correta e na quantidade requerida são necessidades básicas para o funcionamento do motor e da manutenção da vida.

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Combustível CENIPA4Elaboração: Suboficial Gomes / Revisão e aprovação: Ten Cel Raul – SERIPA IV

Fonte: Informativo de Prevenção do SERIPA IV – Edição Nº 02/2013.