Alagoas celebra conclusão do V Curso de Operador Aerotático
03 de janeiro de 2022 3min de leitura
03 de janeiro de 2022 3min de leitura
Alagoas – Aconteceu no final de dezembro (23/12) a formatura de conclusão do V COAT. A cerimônia foi presidida pelo Secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça e, contou com a participação de diversas autoridades civis e militares. Na ocasião, dezessete guerreiros que compõe as forças de segurança pública de Alagoas e de outros quatro estados da federação comemoram o encerramento de um ciclo de 45 dias com instruções em diversas áreas de conhecimento.
Também estiveram presentes o Secretário Adjunto de Segurança Pública, Cláudio Martins Costa Filho, o Comandante do 59º BIMTz, Tenente-Coronel Rodrigo de Almeida Paim, o Comandante Geral da PM, Coronel Wellington Bittencourt, o Comandante Geral do CBM, Coronel BM André Alessandro Madeiro, o Comandante do DTCEA, Major Aviador Átilia Miranda Alves de Campos e outras autoridades civis e militares
A cerimônia teve início com a chegada dos formandos junto com as aeronaves que compõem o grupamento e a apresentação do turno ao Secretário de Segurança Pública. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os concluintes destaques receberam das mãos das autoridades os seus certificados. Os familiares e amigos puderam participar do momento com os demais formandos. Uma parte da história vivida pelos concluintes pôde ser vista pelos presentes no evento através de um telão, que mostrou algumas atividades desenvolvidas durante o curso. O momento foi celebrado com a entrega dos brevês, que marcam a pele e a trajetória dos combatentes. Os símbolos foram colocados nos uniformes dos formandos por membros que compõem o Grupamento Aéreo.
Discursos
O Secretário de Segurança Pública do Estado, Alfredo Gaspar de Mendonça, saudou o Comandante Geral da PM, Coronel Wellington Bittencourt, e as outras autoridades presentes. Em sua fala, o Secretário ressaltou a importância do Grupamento Aéreo para a sociedade Alagoana. Além disso, Alfredo Gaspar pontuou os investimentos feitos pelo governo de Alagoas na estruturação do Aéreo e saudou a única formanda mulher do curso, destacando a importância da figura feminina na sociedade.
– Nesta formatura eu sou testemunha viva de que esses homens e mulheres já deram a sua vida para mudar o patamar da segurança pública de Alagoas. Hoje, nós temos quatro aeronaves exclusivas para trabalhar em prol do estado. Em 2021, somos o estado do país que mais reduziu violência. Então, saibam que vocês estão se formando em um dos grupamentos mais prestigiados do país.
O comandante da Chefia Aérea Especial da Segurança Pública, Major PM Patrick Alessandro, destacou a técnica e o investimento na realização do curso. O Major saudou os formandos e a equipe de instrutores, enfatizando o cuidado da unidade com a sociedade alagoana.
– Um curso que foi respaldado com técnica e profissionalismo, mas com a rusticidade peculiar do operador aerotático. A responsabilidade de ser componente de uma ferramenta como uma aeronave é muito grande. Quero agradecer a Deus e ao Secretário pela oportunidade de estar a frente desta unidade. Obrigado ao Capitão Dória, coordenador do curso, Sargento Domingos e Paes e toda coordenação de instrutores que fizeram essa formatura acontecer.
Após a fala das autoridades, a cerimônia seguiu para o último fora de forma, encerrando as atividades e eternizando o nome dos combatentes na história.
Força feminina
A Soldado da PM/AL Yasmine foi a única mulher, dentre os 17 nomes que concluíram o curso. A policial mostrou a garra e a perseverança ao conseguir finalizar curso após a segunda tentativa. Yasmine representou todas as figuras femininas não só da PM, mas de toda sociedade, ao mostrar que os sonhos e desafios não fazem acepção de gênero.
O curso
O Curso de Operador Aerotático (COAT) teve duração de 45 dias e contou com a presença de 36 alunos, sendo 17 policiais militares, 06 bombeiros e 12 estrangeiros do Acre, Rondônia, Pará e Pernambuco.
A turma “3º Sargento BM Pedro de Araújo Paes Filho” simbolizou mais um passo dado a qualificação do Grupamento Aéreo, que teve suas atividades iniciadas no ano de 1994, com o ALFA 01, Coronel Marton Dowel, 1º piloto de helicóptero de segurança pública. Hoje, a unidade assume papel de vital no desenvolvimento de Alagoas.
Enviar comentário