Airshow China: O novo AVIC AC3XE
21 de fevereiro de 2015 2min de leitura
Entre o ceticismo dos observadores ocidentais e o interesse da mídia local, tudo o que sabemos sobre o novo helicóptero de baixo custo fabricado na China.
“Um momento histórico”. Com este lema, as autoridades chinesas revelaram o novo helicóptero civil AVIC AC3X2. A primeira aparição pública aconteceu no primeiro dia do evento Airshow China, a maior exposição do setor aeroespacial da Ásia, e julgando pelas fotografias que têm circulado na internet, o interesse da mídia e do público em geral tem sido bem grande.
O nome do bimotor leve está escrito no estilo típico chinês misterioso, mas o modelo do helicóptero para fins instrutivos apresenta alguns aspectos certamente interessantes.
No Ocidente, o helicóptero tem causado confusão e curiosidade tanto entre aqueles que pertencem a este meio, quanto entre os amadores, despertando novos assuntos nos populares fóruns de discussão. O AC3X2, na verdade, não é totalmente novo: ele foi lançado, pela primeira vez, no verão de 2013, na Exposição de Tianjin, na China, e desde então, o projeto tem sido mantido em segredo.
As principais características conhecidas do AVIC AC3X2
As informações que estão circulando são vagas e fragmentadas.
A Corporação de Indústria da Aviação da China (AVIC) anunciou que o AC3X2 será capaz de acomodar até 10 passageiros a bordo (dois pilotos e 8 passageiros), um fator que marcaria um recorde para o segmento do mercado de 3 toneladas.
Quanto aos motores, não houve novidade, pois, de acordo com a fabricante, eles serão capazes de fornecer “um desempenho excelente em altas altitudes” e de permitir o helicóptero a desempenhar uma variada gama de missões, desde serviços de emergência médica a aviação policial e transporte de passageiros, tudo isso graças à sua “modularidade”. Ao contrário de outros produtos da linha da AVIC, o AC3X2 parece ter sido desenvolvido a partir de um projeto completamente novo. Aparentemente, a fabricante chinesa está tentando afastar-se da parceria histórica com a Eurocopter, o que tem originado na atual proposta comercial da AVIC: o AC311 (baseado no EC130), o AC312 de 4 toneladas (baseado no AS365) para o AC352 bimotor médio, também conhecido como o EC175 fabricado na China.
Os preços não foram mencionados.
A AVIC tem definido o modelo, até o momento, com um vago “baixo custo”. A cabine é espaçosa (pode-se ver o piso, apesar de não ser possível de visualizar se ele é plano ou não) e inclui oito assentos em duas fileiras opostas. Não há informações sobre a aviônica: pelo o que conseguimos ver o AC3X2 possui um cockpit de vidro, com as informações que serão provavelmente exibidas em telas de LCD, com um formato bem parecido com aquele já visto no novo AW109 Trekker da AgustaWestland.
Virada de jogo ou blefe?
Só o tempo (e a CAAC – Administração de Aviação Civil da China, claro) nos dirá.
Fonte: HeliPress
Enviar comentário