Airbus Helicopters entrega do primeiro H145 aeromédico com rotor principal de cinco pás
13 de outubro de 2020 3min de leitura
13 de outubro de 2020 3min de leitura
Alemanha – A Airbus Helicopters entregou o primeiro de seus novos H145s com rotor principal de cinco pás, com o operador aeromédico Norwegian Air Ambulance recebendo a aeronave no 30 de setembro nas instalações do fabricante em Donauworth, Alemanha.
Além do rotor principal com uma pá extra, a nova versão da aeronave adiciona um sistema de rotor principal sem rolamentos com uma cabeça flexível totalmente de material composto. O resultado prático é um aumento de 330 libras (150 quilogramas) na carga útil em relação ao H145 de quatro lâminas.
A nova versão também inclui aviônicos atualizados na forma de Wireless Airborne Communication System da Airbus, que permite que informações de navegação e banco de dados de missão sejam importadas de um tablet, e tem capacidade para Wi-Fi no cockpit.
A nova variante do H145 é oferecida como uma nova aeronave de linha de produção, ou através de um kit de retrofit para operadores do H145 de quatro pás.
“Gostaria de agradecer à Norwegian Air Ambulance Foundation por sua confiança em nossos helicópteros e especialmente na família de helicópteros H145. Estamos ansiosos para ver esta nova versão em operação, contribuindo para o sucesso das missões que salvam vidas”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Nossas equipes trabalharam muito para trazer rapidamente este aprimorado helicóptero multi-missão para o mercado.”
Hans Morten Lossius, secretário-geral da Norwegian Air Ambulance Foundation, disse que a organização estava orgulhosa de ser o cliente lançador da nova variante. “O aumento da carga útil tornam o novo H145 a escolha perfeita. . . para expandir ainda mais os limites e melhorar os serviços aeromédicos de emergência de helicópteros [HEMS] na Noruega e em todo o segmento aeromédico”.
Aeronave a ser usada para pesquisas médicas
A Norwegian Air Ambulance Foundation, fundada pelo médico norueguês Jens Moe em 1978, é a empresa-mãe e proprietária da Norwegian Air Ambulance. Ele trouxe o servió aeromédico para a Noruega, abrindo uma primeira base perto de Oslo, usando um helicóptero BO105 alugado na Alemanha. Hoje, a Norwegian Air Ambulance opera um total de 13 bases na Noruega e mais quatro bases na Dinamarca usando uma frota de H135s e H145s.
O novo H145 agora voará para a Noruega, onde a Norwegian Air Ambulance instalará um interior aeromédico customizado da Aerolite. “Nosso principal objetivo com esta aeronave são os projetos de pesquisa e desenvolvimento”, disse Erik Normann, diretor de desenvolvimento de operações de voo da Norwegian Air Ambulance. “É claro que parte da pesquisa médica está levando pacientes reais, então vamos colocá-la em serviço no final deste ano.”
Normann disse que a aeronave seria “uma ferramenta importante” nos projetos de pesquisa da organização.
Isso inclui uma ampla variedade de diferentes projetos de pesquisa médica, desde testar pequenos dispositivos que poderiam ajudar o serviço em seu trabalho diário, até projetos mais ambiciosos.
Entre estas, está a ideia de transportar um tomógrafo a bordo de um helicóptero. “Um tomógrafo normalmente tem de 400 a 500 quilos, localizado em um hospital”, disse Normann. “Gostaríamos de colocá-lo nesta aeronave para melhorar drasticamente o tratamento de AVC.”
A organização tem encomendado outros dois novos H145 com rotor principal de cinco pás e também planeja retrofitar toda a sua frota de H145 para a versão com rotor principal de cinco pás quando o kit estiver disponível.
O H145 com rotor principal de cinco pás foi inicialmente apresentado na Heli-Expo 2019 em Atlanta, Geórgia.
A Airbus atualmente tem 90 pedidos para o H145 com rotor principal de cinco pás e 80 pedidos para o kit de retrofit.
A certificação para a versão militar do H145 de cinco lâminas será concedida em 2021. O H145 é desenvolvido em conjunto com a Kawasaki Heavy Industries. A primeira entrega do parceiro de cooperação japonês está prevista para o início do próximo ano.
Enviar comentário