A Airbus Helicopters anunciou uma série de melhorias de desempenho e segurança destinadas ao seu helicóptero monomotor leve H125 AStar (também conhecido como Squrriel/Ecureuil).

Um aumento de potência no motor Safran Arriel 2D fornece uma capacidade de carga externa adicional de 308 libras (140 kg). Até agora, a capacidade típica tem sido de uma tonelada métrica, disse Axel Aloccio, chefe de programas de helicópteros leves da Airbus.

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As melhorias no Airbus H125 aumentarão ainda mais sua adequação para trabalhos utilitários. Foto de Anthony Pecchi

Quando usado com o aprimoramento aerodinâmico de cauda FastFin da BLR Aerospace, a carga adicional é de 420 libras (190 kg), disse Aloccio. Os componentes do BLR podem ser instalados na própria linha de produção por aproximadamente US$ 70.000. A combinação também aumenta o teto fora do efeito solo de 11.100 pés (3.380 metros) para 13.400 pés (4.080 metros).

“Hoje, o Arriel 2D está com potência limitada no H125 porque não tínhamos certeza de como a fuselagem suportaria a potência total disponível em termos de estresse, cargas e fadiga, e estávamos preocupados com a capacidade de controle”, explicou Aloccio. Nos últimos meses, a Airbus realizou testes de voo para medir os níveis de estresse com precisão. Eles provaram que a fuselagem pode “absorver toda a potência”.

A modificação é apenas uma mudança de software no VEMD fornecido pela Thales. A Thales não confirmou o custo de retrofit da atualização. Aproximadamente 1.000 H125s (incluindo alguns vendidos sob seu nome anterior, AS350 B3e) estão voando em todo o mundo.

A Airbus espera a certificação da modificação nos próximos meses de 2023. O H125 passará a oferecer a mesma potência de decolagem – 952 cavalos – do H130, mais pesado, em vez dos atuais 847 cavalos. O manual de voo será atualizado e nenhum treinamento será necessário, disse Aloccio.

Para operações de carga externa, o centro de gravidade de carga está localizado logo abaixo do tanque de combustível, aumentando o risco de vazamento de combustível após uma colisão. A certificação de um sistema de combustível resistente a colisões (CRFS) que pode lidar com esse equipamento foi completada recentemente. O sistema garante que nenhum combustível vazará por 30 minutos após um acidente e a Airbus está tornando-o padrão no H125.

O aumento de preço correspondente, € 35.000 ($ 39.000), está abaixo do custo real do CRFS. O retrofit está disponível pelo mesmo preço em todos os modelos certificados após 1994 na família Ecureuil, como o AS350 B3 e o EC130. A acréscimo de peso da modificação é de 33 libras (15 quilos), disse Aloccio.

No cockpit, o primeiro indicador de limite (o instrumento que exibe o primeiro limite que um parâmetro do motor atingirá) agora pode ser usado em um display remoto. Um Certificado Suplementar de Tipo foi recebido para a unidade de recuperação de dados e transmissão bluetooth, disse Aloccio. O display remoto pode ser um tablet, por exemplo, e permite um monitoramento mais fácil dos parâmetros do motor durante as operações de carga externa, quando o piloto precisa se concentrar em olhar para fora da aeronave.

As outras melhorias dizem respeito à visibilidade – uma resposta à concorrência do novo Kopter SH09 (atual Leonardo AW09) em desenvolvimento.

O painel de instrumentos pode ser 40% mais compacto, sem custo adicional, enquanto um “kit de visão máxima do piloto” substitui parte do piso convencional por vidro. Duas janelas superiores adicionais são opcionais.

É improvável que um programa de substituição do H125 com design completamente novo seja lançado tão cedo. Aloccio disse que perguntou ao diretor financeiro de sua empresa, a resposta foi: “Pessoal, vocês têm 70% de participação no mercado, por que querem um novo helicóptero?”.