Airbus H135 da Ciopaer realiza 1º transporte aéreo de órgão para transplante de 2024
18 de janeiro de 2024 3min de leitura
18 de janeiro de 2024 3min de leitura
Ceará – Em mais uma importante missão, na manhã do dia 05/01, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), juntamente com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou o transporte aéreo de um fígado para transplante do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado, para Fortaleza.
Tornando a missão ainda mais importante, este foi o primeiro transporte de órgão do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) para a Capital, além disso, foi o primeiro transporte aéreo realizado pela CIOPAER de um órgão para transplante no ano de 2024.
“Recebi a notícia de que o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) realizou a primeira captação de órgão para transplante. O procedimento transformará a vida de um paciente que aguardava por um fígado. Parabéns às equipes do HRVJ e da Central Estadual de Transplantes, responsáveis pelo procedimento, e às nossas Forças de Segurança, que garantiram o transporte seguro do órgão, em um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER )”, destacou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.
Todo o trabalho foi realizado em menos de quatro horas, tendo o helicóptero Airbus H135 de matrícula PP-ARY, Fênix 08, saído de Fortaleza às 07h27min e retornado para a Capital às 11h15min, com cerca de 55 minutos de voo de ida e 48 minutos de volta.
A aeronave foi pilotada pelo tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Barreto, e pelo tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Nivan. No helicóptero, também estava a equipe da Central de Transplantes, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), composta pelos médicos João Ivo Xavier e Anderson Sanches, e pelo enfermeiro Bartolomeu Neto. Em Limoeiro do Norte, a captação do fígado ainda contou com o trabalho da equipe médica do HRVJ.
O procedimento foi realizado pelos médicos-cirurgiões João Ivo Xavier e Anderson Sanches e pelo enfermeiro perfusionista Bartolomeu Neto, integrantes da Central Estadual de Transplantes. Da equipe do HRVJ, participaram os médicos anestesistas Rayanne Guerra e Pablo Brandão, as enfermeiras Kamila Nogueira e Andresa Rodrigues e os técnicos de enfermagem Cláudia Moura, Jonas Andrade e Raiane Moraes.
O órgão foi transportado pelo helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. Em 2023, o Ceará realizou 1.687 transplantes de órgãos e tecidos. Destes, 217 foram de fígado. Na primeira semana deste ano, o Estado registrou três transplantes, sendo dois cardíacos e um hepático.
Solidariedade
O fígado foi captado no HRVJ a partir da autorização da família de um paciente que teve morte cerebral. Antes de o procedimento acontecer, os familiares foram devidamente orientados sobre a realização da cirurgia. A diretora administrativa do HRVJ, Sabrina Becker, reforça a importância do ato de solidariedade e empatia para salvar vidas.
“É uma ação de extremo amor. Em um momento de dor, a oportunidade de outras pessoas viverem é oferecida. É muito gratificante que o serviço de saúde de alta complexidade fornecido pelo HRVJ possa proporcionar atos grandiosos como esse, de tanta relevância para a população”, pontua Sabrina.
Enviar comentário