Airbus divulga recomendações sobre uso de fonte externa portátil contendo baterias de íon de lítio
08 de dezembro de 2017 2min de leitura
08 de dezembro de 2017 2min de leitura
A Airbus emitiu uma Safety Information Notice Nº 3190-S-00 alertando para os cuidados com o uso, armazenamento e transporte de Ground Power Units (GPUs) portáteis (fontes externas portáteis) que disponham de baterias de ION de Lítio, a bordo da aeronaves.
As recomendações e precauções a serem adotadas pelos operadores, pilotos e mecânicos resume-se em ter uma compreensão completa do sistema elétrico da aeronave e se é compatível com as GPUs em uso, além de observar, especialmente durante o transporte, se o material não se encontra exposto ao calor, bem como evitar o seu contato direto com peças metálicas ou o atrito com outras peças.
As GPUs portáteis só devem ser usadas para o que elas são certificadas, ou seja: operações terrestres.
Carregamento
Danos sérios no sistema elétrico ou incêndio podem ocorrer em caso de uso impróprio ou inadequado da GPU. As GPUs portáteis não devem, em nenhuma hipótese, ser conectadas às portas elétricas da aeronave para carga, inclusive durante as operações no solo e durante o voo.
Transporte
As GPUs portáteis devem ser armazenadas durante o transporte. A Airbus Helicopters também recomenda que as GPUs portáteis não podem ser transportadas em nenhum compartimento onde o dispositivo não possa ser acessado.
Quando o GPU portátil é transportado, ele deve ser armazenado de forma segura em um recipiente apropriado em uma temperatura ambiente controlado conforme descrito nas diretrizes recomendadas estabelecidas em SAFOs 16001 e 15010.
Além disso, as operadoras devem entender os riscos associados ao transporte de Baterias ION de lítio como carga e as restrições associadas ao transporte simultâneo de passageiros.
SAFETY INFORMATION NOTICE Nº 3190-S-00
Segundo o documento, a Administração Federal de Aviação (FAA) e a Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) emitiram várias Alertas para Operadores (SAFO) e Boletins de Informação de Segurança (SIB) em relação às Baterias de Lítio. Estes SAFOs e SIBs incluem informações de segurança e ações recomendadas sobre mercadorias perigosas, que incluem baterias de lítio.
Informações do Fabricante
Sobre o aviso, o fabricante da fonte externa portátil StartStick enviou uma carta ao representante no Brasil, apresentando alguns esclarecimentos sobre os motivos que geraram esse documento da Airbus. Ela pode ser acessada aqui.
Em novembro de 2016 a fabricante da bateria firmou um acordo com a Airbus Helicopters EUA e incluiu essa fonte como parte do kit fly-away para os helicópteros H125 e H130. Como medida de segurança a Airbus emitiu essa recomendação. Importante salientar que ela não está associada a qualquer incidente com esse equipamento.
Publicações FAA e EASA sobre o tema:
Enviar comentário