Águia da Polícia Militar reforça o policiamento em Balneário Camboriú e ajuda a reduzir índices criminais
14 de março de 2018 2min de leitura
14 de março de 2018 2min de leitura
Santa Catarina – A cidade de Balneário Camboriú recebeu o helicóptero Águia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) para reforçar a segurança na região com o patrulhamento aéreo. O reforço faz parte dos 147 policiais militares que passam o verão realizando operações na cidade e zelando pela segurança da comunidade e turistas.
“Com a aeronave podemos potencializar as diversas modalidades de policiamento, apoiando as ocorrências emergenciais e patrulhando preventivamente toda a orla da Costa Esmeralda, além dos diversos pontos turísticos espalhados pela região”, disse o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel José Evaldo Hoffmann Junior.
Durante a temporada de verão, a cidade recebe mais de 1 milhão de turistas, sendo indispensável o policiamento ostensivo preventivo bem reforçado. Os helicópteros Águia da Polícia Militar prestam apoio aéreo e atendem ocorrências em terra, ar e mar.
Só na Operação Veraneio em Balneário Camboriú, que iniciou dia 19 de dezembro de 2017 e vai até dia 02 de abril, já foram atendidas 72 ocorrência policiais, incluindo roubos, furtos e perseguições de veículos em fuga. Foram quase 50 horas de voos nesse período.
Além disso, os Águias realizaram sete apoios a outros órgãos de segurança pública e dois apoios para a Defesa Civil. A equipe é composta por piloto, co-piloto e três tripulantes. Durante a Operação Veraneio 2017/18, os índices de crimes reduziram consideravelmente, por exemplo, os crimes de roubo, que reduziram quase 50% em relação à temporada passada.
“Com o policiamento reforçado em terra e no ar, aumentamos a nossa área de proteção e garantimos mais segurança para a sociedade”, complementou o tenente-coronel José Evaldo Hoffmann Junior.
O apoio de uma aeronave numa missão policial aumenta em seis vezes as chances normais de se prender um criminoso. Em missão preventiva, a aeronave produz um efeito equivalente ao de 15 viaturas e amplia em mais de 500 vezes a capacidade de patrulhamento de policiais a pé.
O Decreto 1.392 de 2008 que instituiu o Batalhão de Aviação na PMSC já previu a 3ª Companhia, com sede no município de Balneário Camboriú. As negociações continuam para que uma aeronave fique definitivamente na sede 12º BPM, onde já existe um heliponto.
Com Ascom 12º BPM – Balneário Camboriú.
Enviar comentário